Novo Jeep Compass aparece em testes na Europa e estreia em 2025
SUV será apresentado ainda este ano, compartilhando plataforma com o Peugeot 5008
Consideravelmente atrasada, a nova geração do Jeep Compass enfim está sendo desenvolvida. O SUV médio está perto de ser revelado, com sua estreia marcada para acontecer ainda em 2024 e, enquanto isso não acontece, o utilitário foi avistado em testes pela primeira vez. O lançamento comercial ficará para 2025 na Europa, chegando a outros mercados em 2026, inclusive no Brasil.
A primeira foto foi publicada pelo perfil au_TOspotter no Instagram, mostrando um protótipo do Compass ainda bem camuflado e escondendo todos os detalhes, a ponto de até as lanternas estarem praticamente invisíveis. Ainda assim, podemos notar algumas das diferenças em relação ao modelo atual.
Muitas das especulações diziam que o novo Compass crescerá, para abrir espaço para que o Renegade também fique maior. Esta unidade de testes mostra que realmente será mais comprido e sua lateral lembra o Peugeot 5008. A porta traseira aparenta ter o corte antes da roda e a área depois do vidro é mais longa.
Até o momento, a Jeep apenas revelou um teaser do carro, mostrando somente sua silhueta. Por ser um esboço, é bem exagerado, com uma caixa de roda bem larga e o parabrisa muito inclinado. As lanternas aparentam serem mais finas e os faróis devem ser renovados.
O parentesco com o 5008 não é por acaso. A Jeep deixará de lado a plataforma Small-Wide 4×4, uma derivação da antiga SCCS desenvolvida em parceria com a GM e lançada em 2005. Em seu lugar estará a arquitetura STLA Medium, muito mais moderna e mais preparada para a eletrificação, permitindo que o Compass possa ter uma inédita versão elétrica, além das variantes híbridas.
Atualmente, as versões de entrada usam o 1.5 turbo de 130 cv combinado a um sistema híbrido leve, enquanto as mais caras contam com o 1.3 turbo de 150 cv como parte da motorização híbrida plug-in de 190 cv. O 1.3 deve ser mantido, mas o 1.5 pode acabar substituído pelo 1.2 turbo de 136 cv usado pela Peugeot.
Se seguir a marca francesa, o Compass elétrico pode ser vendido com duas baterias, de 73 kWh e 93 kWh, entregando uma autonomia de até 700 km. Ser um bom número para enfrentar os rivais chineses. Como é um Jeep, podemos esperar por uma versão com dois motores e tração integral.
A apresentação do novo Jeep Compass pode acontecer ainda esta semana, durante o Salão de Los Angeles (EUA), que começa no dia 22. Depois disso, chegará à Europa no começo de 2025, produzido em Melfi (Itália). Em outros mercados, como o Brasil, a estreia está prevista somente para 2026.