Era grande a expectativa por mudanças no visual do novo Hyundai Creta 2022 em sua versão nacional. Elas até foram feitas, mas não são suficientes para transformar por completo o visual do modelo que nasceu como iX25 na China.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.
O perfil @carsbysfs no Instagram flagrou o novo Creta 2022 durante gravação de comercial no Itaim Bibi, em São Paulo. Sem qualquer camuflagem ou disfarce, é possível notar que o SUV compacto tem grade dianteira exclusiva para o Brasil. Como no modelo russo, ela é menor que a do Creta indiano, mas tem três tomadas de ar na base que não existem em outros mercados.
Visto de perfil, o Hyundai Creta fabricado em Piracicaba (SP) terá rodas exclusivas, com partes diamantadas, mas não o arco prateado que vai do início da janela lateral dianteira até a coluna C. Em vez disso, a fabricante apostou no teto e nas colunas pintados de preto. A propósito, o tom de azul do carro fotografado é o mesmo da versão russa.
Pelo menos a traseira também segue o carro russo. Quer dizer que a tampa do porta-malas é completamente diferente, com o brake light deslocado do meio da tampa para a região do aerofólio. A peça ainda ganha novos vincos verticais e o nome do carro vai estampado na régua acima da placa.
A despeito das modificações, faróis e lanternas não mudam. Eles apostam em leds e elementos divididos por plásticos na cor da carroceria. Na dianteira, os DRL emolduram os projetores dos faróis, enquanto a seta fica na base do para-choque na mesma peça dos faróis de neblina.
Na traseira, as luzes de posição de leds também são partidas. As saídas duplas do escape na base do para-choque cederam espaço a um cano discreto sob o novo para-choques com aplique em cinza.
A Hyundai ainda faz mistério até sobre o conjunto mecânico do SUV nacional, mas dados obtidos por QUATRO RODAS revelam que o motor 2.0 (166cv/ 20,5 kgfm) será mantido nos modelos mais caros, ao passo que versões de entrada serão equipadas com o mesmo 1.0 turbo GDI (120 cv/17,5 kgfm) do HB20 2022, em substituição ao 1.6 (130 cv/ 16,5 kgfm).
São 14 versões homologadas no Brasil, mas é improvável que todas sejam lançadas. Seguindo a estratégia do México, haveria quatro possibilidades para a versão de topo: Exclusive, Limited, Platinum ou Ultimate.
Ao mesmo tempo, as três versões inferiores corresponderiam a opções como Absolut, Comfort, Dynamic, Icon, Innova, Limited, Master, Sensation, Style e Tech.
Em termos de consumo, o motor 1.0 registrou média combinada de gasolina na casa dos 13,5 km/l, contra 13,1 km/l do 2.0 já em uso na atual geração. Com números tão próximos, o ganho em performance é mais que justificável.
Essa atualização profunda do Hyundai Creta foi lançada no exterior no final de 2019, vivendo intensamente as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19. Sua plataforma ainda é a mesma do Creta atual. Ele oferecerá o serviço de concierge Bluelink, capaz de rastrear e comandar partes do carro via aplicativo.
De acordo com o site Mobiauto, o atual Hyundai Creta seguirá à venda. A versão de entrada Active com motor 1.6 e câmbio automático de seis marchas seguirá em oferta. Seria a única versão do SUV com preço abaixo dos R$ 100.000. Com isso, o Creta não terá qualquer opção com câmbio manual.
Agradecimentos ao @exoticsdiplomatics
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital