Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Citroën C3 nacional pode ter motor mais sofisticado na Argentina

Gosto do consumidor e legislação fará com que o novo Citroën C3 tenha motor mais sofisticado e potente nas versões de entrada destinadas à Argentina

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 mar 2022, 19h12 - Publicado em 29 mar 2022, 07h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O novo Citroën C3 teve sua produção iniciada na fábrica de Porto Real (RJ) há algumas semanas. E foi justamente um vídeo institucional sobre este momento que revelou um detalhe até então desconhecido: o hatch compacto terá motor maior e mais moderno para o mercado argentino.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Em vez do motor 1.0 6V Firefly, da Fiat e fabricado no Brasil, os carros destinados à exportação seriam equipados com o motor 1.2 12V Pure Tech, revela o site Autos Segredos.

    No passado, esse motor equipava o antigo C3 e o Peugeot 208, e havia sido dispensado pelo custo mais elevado por ser importado da Europa. Também tem três cilindros, mas é mais sofisticado, especialmente por ter quatro válvulas por cilindro.

    motor-1.2-tres-cilindros-c3
    Imagem revela o motor 1.2 na linha de produção (Reprodução/Citroën)
    Continua após a publicidade

    Também há uma questão cultural em jogo, pois o mercado argentino tem alguma rejeição a motores 1.0, mesmo em carros de entrada. Enquanto no Brasil, a legislação favorece os 1.0 com a cobrança de menos impostos. Uma vantagem para os argentinos é que terão um C3 básico com 82 cv, em vez dos 71 cv do 1.0.

    Novo-Citroen-C3-2023
    (Divulgação/Citroën)

    Versões do novo Citroën C3

    No Brasil, o novo Citroën C3 2023 estará disponível com os motores 1.0 Firefly e 1.6 16V EC5 e em seis versões: Live 1.0, Feel 1.0, First Edition 1.0, Feel 1.6 , Feel 1.6 Pack AT, First Edition 1.6 AT.

    Continua após a publicidade
    Novo-Citroen-C3-2023
    (Divulgação/Citroën)

    O motor 1.0 Firefly P-L7 tem 71/74 cv a 6.000 rpm e torque de 10/10,7 kgfm a 3.250 rpm e estará sempre combinado com câmbio manual de cinco velocidades. O motor 1.6 EC5 rende rende 113/120 cv a 6.000 rpm e torque de 15,4 kgfm a 4.250 rpm quando com gasolina e 15,6 kgfm a 4.500 rpm com etanol, e será combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automático de seis.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.