Nova Hilux elétrica pode ser produzida na Argentina
Em meio à guerra tarifária, fabricante busca distribuir a fabricação de 15 futuros carros elétricos. A Hilux elétrica deverá ter 200 cv e 250 km de autonomia

Após muito tempo defendendo os carros híbridos como a solução ideal para a descarbonização e deixando os elétricos de lado, a Toyota começa a mudar sua estratégia e pretende ter cerca de 15 veículos 100% elétricos até 2027. E isso chegará até à América do Sul, com a fabricação da Hilux elétrica na Argentina.
É o que revela o jornal Nikkei, citando fontes familiares com a estratégia de elétricos da Toyota. Os próximos investimentos serão feitos nos próximos anos para expandir a produção nos Estados Unidos, Tailândia e Argentina, para conseguir evitar as tarifas de importação ao mesmo tempo em que diminui o tempo necessário para entregar veículos aos clientes.

A publicação não dá detalhes sobre como seria este modelo, apenas citando a produção na Argentina. A Toyota já apresentou uma Hilux elétrica chamada Hilux Revo EV, apresentada em 2022 e que será produzida em série este ano na Tailândia. É baseado na geração atual e o conceito era de uma cabine simples.
Como a próxima geração da Hilux deverá manter a plataforma atual, será mais fácil incluí-la nos planos por já ter um conceito pronto. O protótipo não teve seus dados divulgados, mas acredita-se que tinha uma autonomia de 250 km e um motor elétrico de aproximadamente 200 cv, usando o mesmo conjunto do bZ4X.

Hoje, a Toyota só produz elétricos no Japão e principalmente na China, onde tem uma linha mais completa carros elétricos. No mercado global, a empresa só vende o bZ4X e anunciou recentemente o C-HR+ para a Europa. A operação indiana também ganhou um elétrico, o Urban Cruiser EV, feito em parceria com a Suzuki.
Apesar do discurso defendendo os híbridos, a diretoria tem medo de que perca participação de mercado por ficar fora do segmento dos elétricos. Os números de venda não são animadores. A Toyota comercializou quase 140.000 elétricos em 2024, muito abaixo da concorrência. A Tesla, líder na categoria, vendeu 1,79 milhão de veículos, seguida da BYD, com 1,76 milhão.
Além da Hilux elétrica na América do Sul, a Toyota fará a caminhonete na Tailândia a partir de outubro e planeja um SUV de sete lugares para ser produzido nos Estados Unidos a partir de 2026.