Nova geração do Jeep Renegade tem data para ser lançada; veja proposta de design
Com a confirmação de uma nova geração para 2027, o designer Marco Maltese imagina como será o novo SUV compacto, que terá versão elétrica garantida

A segunda geração do Jeep Compass e a primeira do Renegade nasceram com pouco tempo de diferença. O SUV médio foi lançado em 2016 e o compacto em 2015. A diferença é que o Compass acaba de ganhar mais uma geração, enquanto a nova geração do Renegade segue em gestação.
Mas não por muito tempo. A Jeep percebeu que é hora de mudar e já está preparando a segunda geração do Renegade para 2027. Como ainda faltam dois anos, cabe aos entusiastas especular e imaginar como será a segunda geração do SUV.

O artista Marco Maltese tomou a liberdade de criar o seu próprio Jeep Renegade 2027, misturando características que se tornaram marca registrada do modelo. Mas há toques especiais para atualizá-lo conforme os novos tempos.

O que mais remete ao Renegade que conhecemos é a carroceria cúbica, porém, ela tem linhas mais retas e vincos bem marcados, deixando o carro ainda mais quadrado. Na dianteira, a grade foi reduzida, em um estilo que se inspira no do novo Compass. Mas as sete fendas ainda estão lá e ganharam uma barra de led interna.
A escolha dos faróis foi interessante. No lugar das luzes circulares que estamos acostumados, Maltese optou por um semicírculo alojado no mesmo nicho da grade. O novo farol ajuda a dar uma cara mais invocada ao Renegade.
Os para-choques são robustos e, junto dos para-lamas quadrados, passam um aspecto mais aventureiro.

Na traseira, se não fosse pelo logo da marca e o nome do modelo, o Renegade de Maltese seria irreconhecível. Ela aparenta estar mais quadrada e tem luzes bem finas e horizontais em forma de barra, algo totalmente diferente do Renegade atual. Já o para-choque é exatamente igual ao dianteiro.
Maltese não parou na carroceria e também imaginou a cabine do novo Renegade. Há um grande quadro de instrumentos e, ao seu lado, uma central multimídia horizontal com tela flutuante. Mais embaixo ficam duas fileiras de botões físicos, que controlam algumas funções do carro, separadas por um dial.

O console central é bem limpo. Nele podemos ver um nicho para celular — possivelmente tendo um carregador por indução — e um seletor de marchas giratórios. Há também o que se assemelha a um compartimento com porta, mas não dá para ter certeza. Já o volante tem três raios e aparenta ser revestido com material de toque macio, assim como boa parte da cabine.
O que sabemos sobre o futuro do Renegade?
Apesar da segunda geração do Renegade estar confirmada para 2027, quaisquer informações sobre ela devem estar longe de surgir. Por isso, a Stellanis tem planos a curto prazo para o SUV.

A empresa acabou de anunciar um investimento de R$ 13 bilhões na fábrica de Goiana, no Pernambuco, a ser utilizado entre 2025 e 2030. Esse montante será utilizado para o lançamento de seis novos modelos.















O primeiro deles inclui um modelo híbrido e há grandes chances de ser o Renegade, trazendo um sistema leve de 48V. Também está certo que ele ganhará um novo facelift, o terceiro da atual geração. Tudo isso é esperado para o começo de 2026.
Já sobre a nova geração, espera-se que a Stellantis mude a plataforma, trocando a atual pela STLA Small. Mais versátil, ela permitirá que o Renegade tivesse versões a combustão, híbridas e elétricas, essa última, inclusive, já está confirmada, seguindo os passos do ‘irmão’ Compass.