Nova geração do Hyundai HB20 terá alma europeia e já é testada no Brasil
Primeira aparição da nova geração do Hyundai HB20 no Brasil confirma que o hatch terá uma relação estreita com o novo i20 estrangeiro

O Hyundai HB20 foi concebido sob medida para o Brasil e marcou o início da operação oficial da Hyundai no Brasil, em 2012. Acontece que o hatch compacto está na mesma geração há 13 anos e sente as limitações da idade. A solução encontrada pela fabricante sul-coreana é unificar seus hatches compactos.
É o que confirma o primeiro flagra da primeira geração do Hyundai HB20 em testes no Brasil, registrado pelo perfil @PlacaVerde no estado de São Paulo.

Apesar da quantidade de camuflagem, típica de um protótipo ainda no meio do desenvolvimento, o formato das portas e das janelas é idêntico aos das unidades de testes da nova geração do Hyundai i20. O mesmo projeto já foi flagrado na Europa, um dos principais mercados do i20, e na Coreia do Sul.

Em um dos flagras é possível ver, inclusive, o bordado “i20” nos bancos, além de ser possível espiar o bom espaço interno do novo hatch compacto e também a presença de saídas de ar-condicionado traseiras. O Hyundai i20 atual tem 2,58 m de entre-eixos, 4 cm a mais que o HB20 brasileiro. E o novo pode ficar ainda maior.

Outros elementos dos flagras estrangeiros também vistos no carro encontrado no Brasil, como os faróis com leds diurnos integrados – que mudam de cor para cumprir a função de seta – e as lanternas traseiras com filetes de leds, que serão interligados por uma linha iluminada bem no meio da tampa do porta-malas. Os retrovisores também são os mesmos.
Na prática, esse compartilhamento de projetos é extremamente importante para a Hyundai. A fabricante concentra seus esforços de engenharia na Coreia do Sul, para onde levou diversos carros brasileiros para o desenvolvimento da primeira geração do HB20 e, depois, suas reestilizações.

Hoje, o Hyundai HB20 já utiliza motores globais. Tanto o 1.0 aspirado de 80 cv quanto o 1.0 turbo de 120 cv têm variações em uso pelo próprio Hyundai i20 e é possível que sejam mantidos. No entanto, esta nova geração permitirá que o Hyundai HB20 torne-se um híbrido leve futuramente. No entanto, lá fora essa eletrificação dos Hyundai quase sempre está vinculada a um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas.


O lançamento da nova geração do Hyundai HB20 é previsto para que aconteça, no mínimo, para a linha 2027. Para a Europa, há ainda o projeto BJ1 em desenvolvimento, que consiste em um hatch elétrico com o mesmo porte do novo i20.