Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

GWM terá elétrico irmão do Mini Cooper mais barato que Renegade no Brasil

GWM ORA GT será o primeiro elétrico da chinesa no Brasil, com promessa de preços agressivos para concorrer com o novo BYD Dolphin

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 abr 2024, 18h06 - Publicado em 12 jul 2023, 12h01
GWM ORA GT deve ser apresentado no Brasil ainda neste mês
GWM ORA GT deve ser apresentado no Brasil ainda neste mês (Divulgação/GWM)
Continua após publicidade

Depois de lançar três carros híbridos que vêm fazendo sucesso, a GWM se prepara para vender, no Brasil, seu primeiro elétrico. A chinesa, que fabricará carros no interior de São Paulo a partir do ano que vem, abrirá mão da cautela com uma escolha ousada em termos de design.

GWM ORA GT (5)
GWM ORA GT (Divulgação/GWM)

Esse próximo lançamento é o ORA Funky Cat, que, apesar do nome curioso, será vendido no mercado nacional apenas como ORA GT. É a estreia da segunda submarca do grupo no país, após os SUVs híbridos da Haval.

Nada chama tanta atenção quanto o design do compacto, que tem dianteira parecida com a do Mini Cooper mas com para-choque à moda do Smart #1, bem curvilíneo. Os traços suaves também valem para a carroceria (um fator aerodinâmico importante) e, na traseira, o estilo retrô dá lugar a lanterna minimalista embutida no vidro.

Ora Funky Cat.
Traseira tem estilo completamente à parte da dianteira (Divulgação/GWM)

Curiosamente, o veículo foi desenvolvido em parceria com a BMW, dona da Mini. Dessa forma, além de compartilhar elementos com o Cooper elétrico que chega em breve, o chinês também serviu para influenciar o design da nova geração do clássico britânico.

Brasil terá à venda a versão topo de linha, que também batizará o modelo
Brasil terá à venda a versão topo de linha, que também batizará o modelo (Divulgação/GWM)

Ainda não sabemos se a GWM do Brasil irá tropicalizar aspectos de decoração do carro, como fez no Haval H6. Caso negativo, o ORA GT será vendido com interior estiloso, no qual predominam cores chamativas nos bancos e paineis. O que é certeza é o uso de duas telas flutuantes com 10,25” cada, servindo de quadro de instrumentos e central multimídia.

O nosso ORA GT corresponde ao Funky Cat GT, topo de linha em lugares como Alemanha e Reino Unido. A bateria de 63,1 kWh deve permitir alcance superior a 300 km mas, em casos ideias como deslocamentos urbanos em dias mais quentes, esse número pode beirar os 500 km.

Versão de entrada aposta em diversas combinações de cores
Interior do ORA Funky Cat (Divulgação/GWM)

Há um motor elétrico na dianteira, que oferece 171 cv e 25,5 kgfm. Ele permite que o compacto vá de 0 a 100 km/h em cerca de 8 s, com velocidade máxima de 160 km/h.

Preços agressivos

Apesar dos predicados que colocariam-no em patamar acima dos elétricos mais baratos do Brasil, o ORA GT deve concorrer justamente com o quarteto formado por JAC E-JS1, Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e, principalmente, o recém-lançado BYD Dolphin.

Elétrico da GWM será rival direto do BYD Dolphin
Elétrico da GWM será rival direto do BYD Dolphin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O elétrico da GWM tem números semelhantes ao BYD de entrada mas pode se sobressair por conta de tamanho um pouco maior e uma outra opção de design. Nada disso, entretanto, deve agradar tanto ao consumidor nacional quanto o preço.

Dessa forma, é provável que o modelo custe menos do que R$ 150.000. Só teremos certeza disso, entretanto, daqui a algumas semanas, quando a marca fará sua apresentação oficial no Festival Interlagos, que ocorre no circuito paulistano ao final de julho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.