GAC vai driblar nomes polêmicos e terá SUV com motor Toyota no Brasil
SUV GS4 será um híbrido pleno com motorização desenvolvida com a Toyota, mas com o dobro da potência do Corolla Cross

A GAC (lê-se “gi-ei-ci”) iniciará suas operaçõES no Brasil ainda em maio com três carros elétricos, os SUVs Aion Y Plus e Hyptec HT e o sedã ES. No entanto, a fabricante já prepara o lançamento de modelos híbridos e a combustão, que tendem a ter o maior volume de vendas.
O Brasil é estratégico para a GAC, que prometeu ter sete modelos à venda no País até o final de 2025. O objetivo é ter o Brasil como sua maior operação depois da China, com uma fábrica funcionando dentro de até 5 anos.
Para isso ser possível, porém, uma decisão importante já foi tomada: a GAC vai evitar o lançamento de carros com nomes polêmicos no Brasil.

Acontece que entre os SUVs híbridos e a combustão que a GAC já testa no Brasil estão o SUV compacto Emzoom e o SUV médio Emkoo. Para evitar chacotas, os dois serão vendidos no Brasil com nomes que, na China, são usados por modelos mais antigos da linha Trumpchi. Desta forma, o Emzoom vira GS3 e o Emkoo será vendido no Brasil como GS4.
O GAC GS3 será posicionado na faixa de preço dos Volkswagen Taos, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Tem 4,41 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, e não terá mecânica eletrificada.

Na verdade, seu motor 1.5 utiliza um turbo elétrico (e-turbo) para driblar o atraso do turbo e entrega 177 cv e 27,5 kgfm. Com a ajuda do câmbio de dupla embreagem com 7 marchas, promete um 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.

Quem realmente pode surpreender é o GAC GS4, que entrará na faixa dos SUVs médio-grandes com a oferta de mecânica híbrida plena (HEV), como o Corolla Cross Hybrid, o Kia Niro e o GWM Haval H6 HEV2. É um híbrido que não precisa ser recarregado, ao contrário dos BYD Song Plus e do GWM Haval H6 PHEV.

Mais que isso. A GAC é a única empresa do mundo que fabrica (no caso, na China) carros da Honda e da Toyota. E sua motorização HEV, chamada G-MC 2.0, foi desenvolvida em conjunto pela GAC e pela Toyota.
Neste caso, o trabalho do motor 2.0 com injeção direta a gasolina de 140 cv se divide com um motor elétrico de 182 cv e 30,6 kgfm em um câmbio DHT de duas marchas, resultando em uma potência combinada de 238 cv. A bateria, recarregada pelo motor a gasolina e pela energia recuperada nas frenagens, tem 2 kWh de capacidade. A GAC declara consumo de 20,6 km/l.
Não há, no entanto, registro de um Toyota com câmbio DHT na China. Todos os Toyota fabricados pela GAC ou são elétricos ou usam câmbio e-CVT.

O GAC GS4 tem 4,66 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, e ainda tem uma central multimídia de 14,6 polegadas com chip Snapdragon. Mas ambos os SUVs têm pacote completo de assistentes para o motorista, com piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, assistente de faixa e monitor de pontos cegos.

Os GAC GS3 e GS4 devem fazer parte de uma segunda onda de lançamentos da marca, que optou por iniciar suas vendas com carros elétricos por estes terem processos de homologação mais simples. O primeiro lote de carros, com 300 unidades estava previsto para chegar até o final de abril.