Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

GAC vai driblar nomes polêmicos e terá SUV com motor Toyota no Brasil

SUV GS4 será um híbrido pleno com motorização desenvolvida com a Toyota, mas com o dobro da potência do Corolla Cross

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 Maio 2025, 08h00
gac_emkoo_gs4
 (GAC/Divulgação)
Continua após publicidade

A GAC (lê-se “gi-ei-ci”) iniciará suas operaçõES no Brasil ainda em maio com três carros elétricos, os SUVs Aion Y Plus e Hyptec HT e o sedã ES. No entanto, a fabricante já prepara o lançamento de modelos híbridos e a combustão, que tendem a ter o maior volume de vendas.

O Brasil é estratégico para a GAC, que prometeu ter sete modelos à venda no País até o final de 2025. O objetivo é ter o Brasil como sua maior operação depois da China, com uma fábrica funcionando dentro de até 5 anos.

Para isso ser possível, porém, uma decisão importante já foi tomada: a GAC vai evitar o lançamento de carros com nomes polêmicos no Brasil.

GAC Emkoo e Emzoom
(GAC/Divulgação)

Acontece que entre os SUVs híbridos e a combustão que a GAC já testa no Brasil estão o SUV compacto Emzoom e o SUV médio Emkoo. Para evitar chacotas, os dois serão vendidos no Brasil com nomes que, na China, são usados por modelos mais antigos da linha Trumpchi. Desta forma, o Emzoom vira GS3 e o Emkoo será vendido no Brasil como GS4.

O GAC GS3 será posicionado na faixa de preço dos Volkswagen Taos, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Tem 4,41 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, e não terá mecânica eletrificada.

Continua após a publicidade
GAC GS3 Emzoom
GAC GS3 Emzoom (Divulgação/GAC)

Na verdade, seu motor 1.5 utiliza um turbo elétrico (e-turbo) para driblar o atraso do turbo e entrega 177 cv e 27,5 kgfm. Com a ajuda do câmbio de dupla embreagem com 7 marchas, promete um 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.

GAC GS3 Emzoom
(GAC/Divulgação)

Quem realmente pode surpreender é o GAC GS4, que entrará na faixa dos SUVs médio-grandes com a oferta de mecânica híbrida plena (HEV), como o Corolla Cross Hybrid, o Kia Niro e o GWM Haval H6 HEV2. É um híbrido que não precisa ser recarregado, ao contrário dos BYD Song Plus e do GWM Haval H6 PHEV.

Continua após a publicidade
gac_emkoo_gs4
GAC GS4 (GAC/Divulgação)

Mais que isso. A GAC é a única empresa do mundo que fabrica (no caso, na China) carros da Honda e da Toyota. E sua motorização HEV, chamada G-MC 2.0, foi desenvolvida em conjunto pela GAC ​​e pela Toyota.

Compartilhe essa matéria via:

Neste caso, o trabalho do motor 2.0 com injeção direta a gasolina de 140 cv se divide com um motor elétrico de 182 cv e 30,6 kgfm em um câmbio DHT de duas marchas, resultando em uma potência combinada de 238 cv. A bateria, recarregada pelo motor a gasolina e pela energia recuperada nas frenagens, tem 2 kWh de capacidade. A GAC declara consumo de 20,6 km/l.

Continua após a publicidade

Não há, no entanto, registro de um Toyota com câmbio DHT na China. Todos os Toyota fabricados pela GAC ou são elétricos ou usam câmbio e-CVT.

gac_emkoo_gs4
(GAC/Divulgação)

O GAC GS4 tem 4,66 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, e ainda tem uma central multimídia de 14,6 polegadas com chip Snapdragon. Mas ambos os SUVs têm pacote completo de assistentes para o motorista, com piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, assistente de faixa e monitor de pontos cegos.

GAC Emkoo
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Os GAC GS3 e GS4 devem fazer parte de uma segunda onda de lançamentos da marca, que optou por iniciar suas vendas com carros elétricos por estes terem processos de homologação mais simples. O primeiro lote de carros, com 300 unidades estava previsto para chegar até o final de abril.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.