Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Ford confirma nova geração da Ranger no Brasil; Maverick estreia em 2022

Novas picapes média e de porte intermediário estreiam no Brasil nos próximos anos e com estratégias diferenciadas

Por Henrique Rodriguez 30 ago 2021, 13h51
2022 Ford Maverick Lariat
Ford Maverick Lariat Divulgação/Ford

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o novo presidente da Ford para o Brasil e a América do Sul, Daniel Justo, confirmou que a nova geração da Ford Ranger será fabricada na Argentina e, por consequência, lançada no Brasil. O executivo ainda confirmou para 2022 o lançamento da picape Maverick, com porte da Fiat Toro.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Justo ainda acrescentou que o foco da Maverick será em um público mais interessado por tecnologia, e também pelas dimensões e pelo comportamento dinâmico da picape, que, por ter carroceria monobloco (como a Toro) promete sensações mais próximas dos carros de passeio.

Ford Maverick
Divulgação/Quatro Rodas

QUATRO RODAS antecipou que a Ford Maverick tem duas versões escaladas para o Brasil: a XLT e a topo de linha Lariat, ambas com o motor 2.0 EcoBoost (253 cv/38,3 kgfm), câmbio automático de oito marchas e, claro, tração integral. É, basicamente, a mecânica do Bronco Sport

Com 5,08 m de comprimento e 3,08 m de entre-eixos (9 cm a mais que uma Toro), seu porte é quase de picape média, fazendo do espaço interno um diferencial. 

Ford Maverick
Divulgação/Ford

A Lariat brasileira terá o pacote off-road FX4, com rodas de aro 17 exclusivas, pneus de uso misto, suspensão elevada e recalibrada, radiador e ventoinha mais eficientes e protetor de cárter, enquanto a XLT ficará de olho em quem precisa de picapes para trabalhos mais pesados.

Por ser fabricada no México, a Maverick (que é o Ford mais barato dos EUA, onde já teve 100.000 encomendas) terá isenções fiscais, mas, como o Bronco Sport mostrou bem, isso não basta para que a caçula tenha preço competitivo por aqui.

Continua após a publicidade
2022 Ford Maverick FLEXBED™. Preproduction vehicle with optional equipment shown. Available fall 2021.
Mesmo as versões mais luxuosas da caminhonete terão apelo funcional Divulgação/Ford

A tendência é encontrá-la na faixa de preço imediatamente abaixo das novas Ranger diesel, onde anos atrás havia a Ranger 2.5 flex. O lançamento em 2022 no Brasil é uma certeza, mas o período do ano não. Tudo vai depender da disponibilidade de produção no México. 

Nova geração da Ranger será revelada em 2022

Desta vez, a picape média da Ford dividirá a plataforma com a próxima encarnação da Volkswagen Amarok – que, segundo os próprios alemães, só continuará existindo por conta do acordo com os norte-americanos. Por outro lado, a Amarok será fabricada apenas na África do Sul para mercados de África, Europa e Oriente Médio.

Ford Ranger projeção
Nova Ranger terá plataforma de Amarok e visual futurista Renato Aspromonte/Quatro Rodas

A Ranger, sim, seguirá em produção na Argentina. A confirmação da nova geração foi feita como forma de reforçar a presença da Ford na América do Sul após o fechamento das fábricas da Ford no Brasil. 

Há expectativa por uma evolução mecânica que faz sentido quando olhamos para uma linha de modelos com a Maverick no andar abaixo. Saem os motores turbodiesel 2.2 (160 cv) e 3.2 (200 cv) e chegam os mesmos conjuntos que já são utilizados pela F-150 nos EUA: quatro-cilindros 2.0 turbodiesel de 213 cv e 50,9 kgfm e o V6 3.0 turbodiesel de 253 cv e 61,1 kgfm nas mais caras.

ford-maverick-with-ranger-and-f-150-size-comparison
Uma comparação de porte entre Ranger, Maverick e F-150 Maverick Truck Club/Reprodução

Também será notável uma coesão entre o visual de Ranger e Maverick. Dá para reconhecer os grandes faróis interligados à grade do motor, os apliques de plástico nos para-lamas dianteiros e um pequeno entalhe nas janelas das portas traseiras. No caso particular da Ranger, também há caixas de rodas bem mais volumosas e salientes.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa quatro rodas 748 agosto 2021

Continua após a publicidade
Publicidade