Flagra: Chevrolet testa novo SUV concorrente de VW Tera e Fiat Pulse
Confirmado para 2026, modelo ficará abaixo do Tracker e será produzido em Gravataí (RS)

A General Motors pode ainda estar se preparando para lançar todos os carros prometidos para este ano, como a reestilização do Tracker e os elétricos chineses, mas isso não impede que trabalhe na próxima novidade. Conhecido apenas como projeto Carbon, o futuro SUV de entrada da marca apareceu em testes pela primeira vez antes da estreia marcada para 2026.
Já confirmado pela própria GM, quando anunciou um investimento de R$ 1,2 bilhão para a fábrica em Gravataí (RS), o futuro SUV foi visto pelo leitor Gustavo Carnib rodando pelas ruas de Campinas (SP). A presença do protótipo na cidade não é uma surpresa, devido à distância pequena do Campo de Provas de Cruz Alta da empresa, localizado em Indaiatuba (SP).

A equipe de engenharia ainda está escondendo bastante o carro. Além da tradicional camuflagem composta por adesivos, tanto a frente quanto a traseira estão cobertos por panos pretos, para dificultar a identificação de alguns elementos de design.
Algumas coisas já ficaram bem claras, como formato do carro. Da mesma forma que o Volkswagen Tera em comparação ao Polo e o Fiat Pulse ante o Argo, o novo veículo da Chevrolet terá muito do Onix, aproveitando boa parte da carroceria, como as portas e toda a estrutura.
Inclusive aparenta ter porporções bem próximas do hatchback. O entre-eixos de 2,55 m deve ser mantido, mudando o comprimento total por conta das novas frente e traseira. A fabricante deve optar por novos para-choques de forma a aumentar os ângulos de entrada e saída, só para ajudar a convencer que é um SUV.
O carro das imagens tem uma pequena abertura na traseira para as lanternas, que por sua vez estão debaixo dos adesivos. Podemos ver somente a luz em led na parte de baixo e um espaço para a seta mais perto do centro da tampa do porta-malas. Também está bem clara a presentação dos sensores de estaciomamento traseiros.

Do outro lado, a frente esconde até parte dos faróis. Espera-se que traga um estilo bem parecido com o do Tracker 2026, que teve as primeiras imagens oficiais reveladas recentemente. Ou seja, terá faróis duplos e um novo formato para a grade dianteira. Também está com sensores de estacionamento.
Quando chegar às lojas, o novo SUV terá o motor 1.0 turbo flex de 121 cv e 18,9 kgfm usado pelo Tracker, combinado ao câmbio automático de seis marchas. Para conseguir enfrentar as versões de entrada de Tera e Pulse, a GM ainda deve criar uma configuração básica com o 1.0 aspirado do Onix.
Não será híbrido por enquanto, como a GM já confirmou. O sistema híbrido leve fará sua estreia no Tracker no ano que vem e só depois começará a ser levado para mais modelos da linha nacional.
A previsão é que o novo SUV seja lançado no primeiro semestre de 2026, com um preço inicial por volta de R$ 100.000, para que entre na mesma faixa de preços que Tera e Pulse, seus principais concorrentes.