Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ex-designer da VW mostra como seria a atualização da Kombi no Brasil

Proposta de atualização de design foi mantida em segredo por pelo menos 25 anos e contempla até um novo painel

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jul 2022, 12h17 - Publicado em 20 jul 2022, 10h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • kombi
    (Reprodução/Instagram)

    Pai do desenho de carros como os Volkswagen Gol “Bolinha”, Fox, Pointer e Logus, o designer Luiz Alberto Veiga se aposentou em 2016, após 40 anos de Volkswagen. Desde então, usa o Instagram para eventualmente relembrar o nascimento de alguns projetos. Alguns deles, secretos até hoje.

    Publicidade

    É o caso deste projeto de atualização do design VW Kombi, publicado hoje. O mesmo mock-up apresenta duas propostas de design: uma com faróis bi-parábola e seta acima, na grelha; a outra parte para faróis horizontais com seta integrada e logotipo menor, bem ao estilo dos VW da época. Nos dois casos, a Velha Senhora receberia para-choque dianteiro envolvente e de plastico.

    Publicidade
    kombi
    (Reprodução/Instagram)

    A atualização também envolveria o interior, com direito a um painel semelhante ao de automóveis, com instrumentos do Gol, elementos envolventes e até proteção para a coluna de direção, um “luxo” que a Kombi só veria muitos anos depois.

    Por sinal, as imagens ou são de 1997 ou eram uma proposta para a atualização visual daquele ano. Foi neste ano que a VW Kombi ganhou teto 11 cm mais alto, perdeu a divisória atrás dos bancos dianteiros (o que deslocou o estepe para o porta-malas) e a porta lateral passou a ser corrediça.

    Publicidade
    kombi
    (reprodução/Instagram)

    Foi quando surgiu, também, a Kombi Carat, versão de luxo com capacidade para sete pessoas em vez de nove, e que saiu de linha em 1999.

    Continua após a publicidade

    View this post on Instagram

     

    A post shared by Luiz Alberto Veiga (@veigaluizalberto)


    Veiga explicou as imagens com a seguinte legenda: “Juro que nós tentamos. Durante toda minha carreira tentamos fazer um up grade na velha senhora, mas no fim, as novas exigências de segurança determinaram o fim de produção de um dos mais inteligentes automóveis de trabalho de todos os tempos.”

    Continua após a publicidade

    Depois de 1997, a Volkswagen Kombi só passou por mudanças visuais em 2006, quando ganhou uma grade dianteira para o radiador do motor 1.4 Flex.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.