Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ex-designer da VW mostra como seria a atualização da Kombi no Brasil

Proposta de atualização de design foi mantida em segredo por pelo menos 25 anos e contempla até um novo painel

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jul 2022, 12h17 - Publicado em 20 jul 2022, 10h55
kombi
(Reprodução/Instagram)

Pai do desenho de carros como os Volkswagen Gol “Bolinha”, Fox, Pointer e Logus, o designer Luiz Alberto Veiga se aposentou em 2016, após 40 anos de Volkswagen. Desde então, usa o Instagram para eventualmente relembrar o nascimento de alguns projetos. Alguns deles, secretos até hoje.

É o caso deste projeto de atualização do design VW Kombi, publicado hoje. O mesmo mock-up apresenta duas propostas de design: uma com faróis bi-parábola e seta acima, na grelha; a outra parte para faróis horizontais com seta integrada e logotipo menor, bem ao estilo dos VW da época. Nos dois casos, a Velha Senhora receberia para-choque dianteiro envolvente e de plastico.

kombi
(Reprodução/Instagram)

A atualização também envolveria o interior, com direito a um painel semelhante ao de automóveis, com instrumentos do Gol, elementos envolventes e até proteção para a coluna de direção, um “luxo” que a Kombi só veria muitos anos depois.

Por sinal, as imagens ou são de 1997 ou eram uma proposta para a atualização visual daquele ano. Foi neste ano que a VW Kombi ganhou teto 11 cm mais alto, perdeu a divisória atrás dos bancos dianteiros (o que deslocou o estepe para o porta-malas) e a porta lateral passou a ser corrediça.

kombi
(reprodução/Instagram)

Foi quando surgiu, também, a Kombi Carat, versão de luxo com capacidade para sete pessoas em vez de nove, e que saiu de linha em 1999.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

 

A post shared by Luiz Alberto Veiga (@veigaluizalberto)


Veiga explicou as imagens com a seguinte legenda: “Juro que nós tentamos. Durante toda minha carreira tentamos fazer um up grade na velha senhora, mas no fim, as novas exigências de segurança determinaram o fim de produção de um dos mais inteligentes automóveis de trabalho de todos os tempos.”

Continua após a publicidade

Depois de 1997, a Volkswagen Kombi só passou por mudanças visuais em 2006, quando ganhou uma grade dianteira para o radiador do motor 1.4 Flex.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.