Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Ex-designer da VW mostra como seria a atualização da Kombi no Brasil

Proposta de atualização de design foi mantida em segredo por pelo menos 25 anos e contempla até um novo painel

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 20 jul 2022, 12h17 - Publicado em 20 jul 2022, 10h55
kombi
Reprodução/Instagram

Pai do desenho de carros como os Volkswagen Gol “Bolinha”, Fox, Pointer e Logus, o designer Luiz Alberto Veiga se aposentou em 2016, após 40 anos de Volkswagen. Desde então, usa o Instagram para eventualmente relembrar o nascimento de alguns projetos. Alguns deles, secretos até hoje.

É o caso deste projeto de atualização do design VW Kombi, publicado hoje. O mesmo mock-up apresenta duas propostas de design: uma com faróis bi-parábola e seta acima, na grelha; a outra parte para faróis horizontais com seta integrada e logotipo menor, bem ao estilo dos VW da época. Nos dois casos, a Velha Senhora receberia para-choque dianteiro envolvente e de plastico.

kombi
Reprodução/Instagram

A atualização também envolveria o interior, com direito a um painel semelhante ao de automóveis, com instrumentos do Gol, elementos envolventes e até proteção para a coluna de direção, um “luxo” que a Kombi só veria muitos anos depois.

Por sinal, as imagens ou são de 1997 ou eram uma proposta para a atualização visual daquele ano. Foi neste ano que a VW Kombi ganhou teto 11 cm mais alto, perdeu a divisória atrás dos bancos dianteiros (o que deslocou o estepe para o porta-malas) e a porta lateral passou a ser corrediça.

Continua após a publicidade

kombi
reprodução/Instagram

Foi quando surgiu, também, a Kombi Carat, versão de luxo com capacidade para sete pessoas em vez de nove, e que saiu de linha em 1999.

View this post on Instagram

 

A post shared by Luiz Alberto Veiga (@veigaluizalberto)


Veiga explicou as imagens com a seguinte legenda: “Juro que nós tentamos. Durante toda minha carreira tentamos fazer um up grade na velha senhora, mas no fim, as novas exigências de segurança determinaram o fim de produção de um dos mais inteligentes automóveis de trabalho de todos os tempos.”

Depois de 1997, a Volkswagen Kombi só passou por mudanças visuais em 2006, quando ganhou uma grade dianteira para o radiador do motor 1.4 Flex.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês