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Esta é a nova Volkswagen Amarok 2027 que virá ao Brasil

Picape terá uma nova geração para a América do Sul, cuja base será uma picape chinesa com direito a versão híbrida

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 abr 2025, 16h58 - Publicado em 11 abr 2025, 16h55
Projeção da nova Volkswagen Amarok 2027
Projeção da nova Volkswagen Amarok 2027 (João Kleber Amaral/Quatro Rodas)
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Conforme adiantado em primeira mão por QUATRO RODAS em setembro de 2024, a Volkswagen Amarok sul-americana seguirá vida própria e não terá relação alguma com a europeia, que é feita em parceria com a Ford sobre a base da Ranger.

Por aqui, a segunda geração do modelo se aproveitará de outras alianças da Volkswagen (neste caso, com a SAIC) e será feita a partir da picape chinesa Maxus Starcraft X. O movimento foi confirmado pela marca, que revelou ainda a produção da nova Amarok a partir de 2026, na Argentina, fruto de um investimento de US$ 580 milhões na fábrica de General Pacheco.

Nova Volkswagen Amarok 2027 em teaser
Nova Volkswagen Amarok 2027 em teaser (Divulgação/Volkswagen)

Apesar das diferentes origens, quem cuidará do design e da engenharia da picape serão as equipes brasileiras. Não por acaso, a montadora já testa unidades da Starcraft X no Brasil, onde a nova Amarok chegará às lojas em 2027.

Projeção da nova Volkswagen Amarok 2027
Projeção da nova Volkswagen Amarok 2027 (João Kleber Amaral/Quatro Rodas)

De acordo com Alexander Seitz, chairman executivo da Volkswagen para a região da América do Sul, a Amarok revolucionará o mercado de picapes médias. “Ela será maior do que a picape atual e, além do design nacional, terá 50% de peças desenvolvidas no Brasil”, disse Seitz.

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Quem comandará o design será José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen na América do Sul e responsável por sucessos como os compactos Nivus e Tera, e que adiantou como será a nova Amarok por um teaser. Pela imagem apresentada, QUATRO RODAS produziu uma projeção exclusiva da picape, que você confere na abertura dessa matéria.

Projeção da nova Volkswagen Amarok 2027
Projeção da nova Volkswagen Amarok 2027 (João Kleber Amaral/Quatro Rodas)

A carroceria será a mesma da chinesa, com laterais praticamente idênticas e o mesmo porte, semelhante ao da BYD Shark, ou seja, maior do que das picapes médias atuais. Na Maxus, são 5,55 m de comprimento, 30 cm a mais do que a atual Amarok.

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As maiores diferenças ficarão na dianteira, com dois andares de leds e faróis principais em posição inferior. Segundo Pavone, é possível esperar até pelo logotipo da Volks iluminado, como nos modelos europeus da marca. O para-choque será simples, sem volumes pronunciados ou nichos.

Ainda não se sabe, porém, como será o interior da nova Amarok. Caso siga a Starcraft X, terá um painel limpo e minimalista, e dará destaque para um conjunto de telas no topo. Mas é possível que seja criado um novo interior para dar mais personalidade e funcionalidade à picape, já que novas diretrizes globais da marca apoiam a volta de mais comandos físicos – que o modelo chinês praticamente não tem.

Maxus Starcraft X
Maxus Starcraft X (SAIC/Divulgação)
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Outro efeito da operação nacional para cuidar da Amarok estará na mecânica. Ela terá a mesma estrutura de “semi-monobloco”, com a cabine unida à caçamba, mas com chassi de longarinas.

Porém, as motorizações serão Volkswagen, e não SAIC. Assim, existe a possibilidade de que o atual V6 3.0 turbo diesel siga equipando a nova geração, mas em uma atualização para atender às novas normas de emissões que entrarão em vigor em 2027 – mas não sozinho, já que Alexander Seitz apontou que a picape também poderá ter opções híbridas, inclusive flex.

Volkswagen Amarok 2025
De longe, esta parece uma nova geração da Amarok, mas é a mesma de antes (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“No Brasil, precisamos ter para picapes motorizações a diesel e também propulsores flex”, disse Seitz. Também existe a chance de uma inédita Amarok elétrica chegar por aqui, já que a chinesa Starcraft X tem sua versão elétrica, a Terron. Na entrevista exclusiva com jornalistas brasileiros, Seitz ainda afirmou que a plataforma da Nova Amarok permite qualquer tipo de motorização, portanto a possibilidade da picape trazer motorizações distintas é grande.

Enquanto a nova geração não é lançada, a Amarok atual seguirá à venda na América do Sul. Na Argentina, rumores dizem que o modelo atual seguirá em produção como uma opção mais barata, com foco em vendas diretas, já que a próxima será maior e mais sofisticada.

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