Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Citroën Basalt terá motor 1.0 do Argo e isso poderá ser um grande acerto

SUV compacto da Citroën terá motor de 1;0 de 75 cv para concorrer com os sedãs mais baratos do Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 jun 2024, 07h00
SUVCoupeCitronBasaltVision1
Citroën Basalt 2025 (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

Os sedãs já foram mais populares no Brasil. O consumidor anda preferindo SUVs, mas isso não quer dizer, porém, que deixaram de dar valor aos enormes porta-malas dos sedãs. O Citroën Basalt, com sua carroceria de SUV cupê, conseguirá combinar a altura elevada com o enorme porta-malas tão bem quanto os Volkswagen Nivus e Fiat Fastback, mas conseguirá ser bem mais barato que os dois.

O Citroën Basalt será o terceiro carro da família C-Cubed, que inclui o hatch C3 e o SUV C3 Aircross. Em outros tempos, o Basalt teria sido um sedã compacto pronto para concorrer diretamente com o Fiat Cronos, o Chevrolet Onix Plus e o Hyundai HB20S. Mesmo assim, terá mecânica simples e preço para concorrer com os sedãs 1.0.

SUVCoupeCitronBasaltVision
(Divulgação/Citroën)

De acordo com o Autos Segredos, as versões de entrada do Citroën Basalt terão motor 1.0 Firefly, o mesmo dos Fiat Argo e Cronos mais baratos. Este três cilindros 1.0 6V gera até 75 cv e 10,7 kgfm, está sempre combinado ao câmbio manual de cinco marchas, e também é usado pelos C3 e Peugeot 208 mais baratos.

Compartilhe essa matéria via:

É um motor pequeno para o Basalt, que terá os mesmos 2,67 m de entre-eixos do novo Aircross. É uma vantagem perto dos concorrentes que têm entre 2,53 m (Cronos) e 2,60 m (Onix Plus), e ainda maior que os 2,65 m do Volkswagen Virtus. Por isso, podemos esperar espaço amplo tanto na segunda fileira quanto dentro do porta-malas, que poderá ter algo ao redor dos 500 litros.

Continua após a publicidade

O Basalt 2025 terá carroceria com estilo semelhante ao de Nivus e Fastback, espaço interno ainda maior, um porta-malas tão grande quanto o de um sedã e preço na faixa dos sedãs mais baratos do Brasil. Pode não fazer sentido à primeira vista, mas poderá ser o maior acerto da Citroën no Brasil em muitos anos.

SUV mais barato do Brasil?

Citroën Basalt
(Marlos Ney Vidal/Autos Segredos)

Quando teve imagens de sua versão conceitual reveladas, o Citroën Basalt apareceu na Índia com faróis de led com projetores elípticos e no Brasil com as peças convencionais compartilhadas com o Aircross e o C3. Era uma boa pista sobre a proposta de ser o SUV compacto mais acessível. Contudo, a Citroën fará com que seu novo modelo vá além.

Ainda de acordo com o Autos Segredos, o Citroën Basalt terá preços iniciais entre R$ 90.000 e R$ 100.000. Para efeito de comparação, o Chevrolet Onix Plus mais barato custa R$ 99.990. A depender da estratégia, o Basalt poderá se tornar o SUV mais barato do Brasil.

Citroën Basalt
(Marlos Ney Vidal/Autos Segredos)

Mas também será um dos mais modestos. O Basalt mais simples terá ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia com tela de 10”, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, volante multifuncional, além dos obrigatórios dois airbags frontais, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil. As rodas serão de aço, aro 16 e com calotas.

Continua após a publicidade

A versão intermediária com motor 1.0 aspirado ainda acrescentará quadro de instrumentos digital, airbags laterais e vidros elétricos traseiros, cujo comando deve continuar no console central para atender motorista e passageiros traseiros. É um pacote semelhante ao do Aircross Feel Pack. 

SUVCoupeCitronBasaltVision3
(Divulgação/Citroën)

Esta mesma versão e uma acima, equivalente à atual Shine, ainda terão o motor 1.0 GSE Turbo, T200, que gera 130 cv e 20,4 kgfm, e estará sempre combinado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas. É a mecânica do C3 Aircross e que também vem sendo testado no C3. Com ele, o Citroën Basalt 2025 se tornaria capaz de cobrir a faixa de preços entre R$ 90.000 e R$ 130.000.

Uma curiosidade é que o lançamento do C3 You, nos próximos meses, marcará o lançamento do motor T200 no hatch compacto. “You” é justamente o nome da versão de entrada do Citroën C3 na Europa. Em seguida vêm as versões Plus e Max. É possível que o Basalt estreie essa mesma nomenclatura de versões no Brasil quando chegar às lojas, no final de agosto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.