BYD Song Plus terá versão com potência de esportivo e tração integral
Sistema DM-p está sendo homologado no Brasil para uma possível versão topo de linha do BYD Song Plus com pelo menos 360 cv
Mesmo que ainda tenha mais dois lançamentos marcados para este ano, o SUV compacto elétrico Yuan Pro e a picape híbrida plug-in Shark, a BYD não para e está trabalhando em mais um modelo. Já avistado algumas vezes pelas ruas, o Song Plus reestilizado, também conhecido na Europa como Seal U, está no país com uma missão diferente: testar a tecnologia DM-p pra uma nova versão topo de linha.
Durante o Festival Interlagos, QUATRO RODAS questionou alguns executivos sobre essas unidades do BYD Song Plus com novo design. A resposta imediata é que não será feita uma atualização visual, por terem acabado de atualizar o sistema híbrido plug-in com uma bateria maior e por ser um carro relativamente novo no Brasil, com somente dois anos nas lojas.
Um dos executivos apontou para uma versão “uns R$ 100.000 mais caro”, o que é um aumento significativo sobre os R$ 239.800 cobrados pelo Song Plus DM-i, ainda mais considerando que é uma versão única. Mesmo a adição de mais equipamentos como o sistema ADAS de auxílio a condução não justificaria esta diferença.
A resposta é o sistema DM-p, que significa “DualMode-powerful”, uma variante da tecnologia híbrida plug-in que prioriza um desempenho mais esportivo, ao contrário do DM-i (DualModel-intelligence), que busca a eficiência energética.
O DM-p ainda é uma tecnologia relativamente nova dentro da BYD, usada no utilitário Tan e no sedã Han. Pode ser composta por dois ou três motores elétricos, mas sempre com tração nas quatro rodas. Por exemplo, o Tan Ares Edition DM-p tem 615 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.
O BYD Song Plus já teve uma versão DM-p, com um motor 1.5 turbo e dois motores elétricos, entregando um total de 360 cv, bem menos do que no Tan, mas um aumento considerável sobre os 235 cv de potência combinada do Song Plus DM-i vendido no Brasil.
Um dos pontos que ainda não estão decididos é se este novo carro virá mesmo como um BYD Song Plus em uma versão específica ou se adotará o nome Seal U usado na Europa, ou um nome inédito para diferenciar os modelos, por não ter o mesmo design dianteiro.
Ninguém quis dar uma possível data para o lançamento, exceto de que não será este ano. A BYD tem enfrentado problemas de homologação com a picape Shark, um dos motivos pelos quais decidiu trazer o Yuan Pro primeiro em setembro. Além disso, a “operação tartaruga” do Ibama nos portos para liberar a documentação dos carros híbridos atrapalha na liberação das unidades, em um momento em que a fabricante está tentando abastecer as lojas com Song Pro, King e Shark.