Com 12 modelos à venda no Brasil, seis deles lançados e um reestilizado em 2024, a BYD não pensa em reduzir o ritmo de apresentações. Pelo contrário: o plano é acelerar. Ainda há muito por vir, incluindo novas submarcas. Em 2025, ao menos cinco novos modelos chegarão por aqui, entre SUVs, sedãs e minivans híbridos e elétricos.
Entre as próximas estreias, está o Sea Lion 07, mais um modelo da linha Ocean, cuja tradução do nome para o português quer dizer leão-marinho. O primeiro SUV cupê elétrico da BYD por aqui tem sido frequentemente flagrado em testes no Brasil, já com reduções na camuflagem, indicando a proximidade de seu lançamento – previsto para entre o final de 2024 e o início de 2025.
Na China, o Sea Lion 07 tem três configurações de motorização e bateria. A de entrada combina um motor elétrico de 231 cv a uma bateria de 71,8 kWh. A intermediária une um motor de 312 cv e uma bateria maior, de 80,6 kWh. Por fim, a topo de linha tem dois motores elétricos (um em cada eixo), que somam 530 cv, e a mesma bateria de 80,6 kWh. É possível que a versão topo de linha, com autonomia de 550 km no ciclo chinês, seja a escolhida para o Brasil. No visual, o modelo mostra familiaridade com o sedã Seal, tanto por dentro quanto por fora.
Por falar em sedã, quem também já roda em testes por aqui é o Seal 07 DM-i, um sedã grande com diferenças significativas em porte, visual e mecânica para o atual Seal elétrico. O novo modelo tem 4,9 metros de comprimento e combina um motor 1.5 a gasolina a outro elétrico, semelhante aos Song Plus e Pro, e ao irmão menor, King.
Na China, o modelo tem duas configurações: uma com motor 1.5 de 100 cv e elétrico de 217 cv, e outra com motor 1.5 de 156 cv e elétrico de 272 cv. É possível que a mais potente chegue por aqui para criar um bom degrau em relação ao King. O Seal 07 pode estrear no primeiro semestre de 2025.
Ainda para 2025, são esperadas as estreias das marcas Denza, FangChengBao e YangWang. Pela dificuldade dos nomes das últimas duas, todos os modelos das três marcas serão vendidos como Denza por aqui, em lojas da própria BYD.
Entre os modelos aguardados estão o SUV Bao 5, a minivan Denza D9 e o SUV YangWang U8, que viralizou na web com suas funções de flutuar na água, função que já experimentamos durante o salão de Guangzhou, na China, e de girar em torno de seu próprio eixo.
Porém o U8 vai encontrar dificuldade na legislação brasileira por ultrapassar o peso bruto total de 3.500 kg e portanto não poderá ser homologado como automóvel e exigirá CNH na categoria C (para condução de caminhões e ônibus).
Segundo fontes ligadas a marca cada uma dessas marcas terá três representantes até 2026. Sendo assim a FangChengBao terá além do Bao 5, um SUV compacto, o Bao 8, um SUV médio e um terceiro modelo que não foi revelado.
Já dentro da marca YangWang, apenas o U8 que a marca confirma que está em estudos para chegar no Brasil e o superesportivo U9 não tem nenhuma previsão de chegar por aqui.
Quanto a própria marca Denza, além da minivan D9, que está confirmadíssima, o sedã Z9 também foi confirmado para chegar em 2025. E o terceiro modelo que viria em 2026 poderia ser ou o Z9 GT, uma perua que quer rivalizar com Porsche Panamera, ou mesmo o SUV de grande porte, o N9.
Durante entrevista coletiva concedida durante a celebração dos 30 anos da BYD, Stella Li, vice-presidente global da BYD, na qual QUATRO RODAS estava presente, a executiva confirmou os seguintes novos modelos para o Brasil até o fim de 2025, como Denza D9, o SUV Bao 5 e o sedã Z9.
Portanto para 2025 podemos esperar o lançamento de cinco novos modelos da BYD no Brasil, incluindo Sea Lion 07 e o sedã Seal com motorização híbrida plug-in.