BYD adia Sealion 07 para priorizar Denza e carros montados no Brasil
Além da produção nacional, a BYD prepara estreia da marca de luxo Denza no Brasil com operação e concessionárias independentes

Se o ano de 2024 foi intenso para a BYD, com o lançamento ou atualização de quase uma dezena de modelos, em 2025 apenas atualizou o Song Plus – pela segunda vez em um ano, diga-se. A fabricante chinesa reorganizou seus planos em uma estratégia para consolidar os modelos que já vende no Brasil, focar no início da montagem de carros na fábrica de Camaçari (BA) e coordenar o lançamento da Denza, sua marca de luxo, no País.
Com essa priorização, a BYD optou por adiar o lançamento do Sealion 07 no Brasil. O modelo é algo como um SUV cupê derivado do Seal, com direito a uma versão topo de linha com dois motores, com 530 cv e 70,3 kgfm de torque. O Sealion 07 rodou o Brasil em testes por meses e até já está homologado, mas seu lançamento no Brasil ficará para 2026.

A BYD está focada no início da operação de montagem de carros na fábrica de Camaçari (BA). Na semana que vem, haverá uma cerimônia para o início da montagem de carros semidesmontados no local, ainda com kits importados da China com carroceria armada e pintada.

Atualizações para os modelos já vendidos no Brasil também são esperadas, como os novos equipamentos do BYD Dolphin 2026 adiantados por QUATRO RODAS.
Denza terá operação intependente
Quem será responsável por lançar produtos inéditos no Brasil em 2025 será a Denza, marca de luxo da BYD que também será responsável pela comercialização dos SUVs híbridos da FangChegBao (a divisão de off-road de luxo da BYD) por aqui.

Diferentemente do que a BYD planejava anteriormente, a Denza terá uma operação distinta no Brasil. Para ajudar a consolidar sua imagem de marca de luxo, também terá concessionárias próprias em vez usar parte das lojas BYD. O que a empresa aproveitará, no entanto, é a relação com as redes de concessionárias que já vendem BYD para estabelecer as lojas da Denza.
Os carros mais cotados para o início das operações da Denza no Brasil são a van Denza D9, que será muito focada em vendas para empresas de transporte executivo e até para o transporte artistas, que hoje utilizam vans customizadas, e também o Denza B5, que será o nome do jipão híbrido FangChengBao Bao 5 no Brasil.

A Denza D9 tem 5,25 m de comprimento e, em sua versão híbrida, une o motor 1.5 turbo a gasolina com 140 cv a um motor elétrico de 230 cv e a possibilidade de ter um motor elétrico traseiro de 62 cv para compor a tração integral. No segundo caso, são 407 cv e 69,5 kgfm ao todo, com autonomia elétrica de 180 km com uma bateria de 40 kWh.
Mesmo na versão com sete lugares há poltronas individuais com encostos de braço e apoio de pernas extensíveis eletricamente. Outros itens são aquecimento e ventilação dos bancos, três carregadores de celular por indução com 50 W cada, sete telas (entre quadro de instrumentos, central multimídia e displays de entretenimento auxiliares), teto solar panorâmico e câmeras embutidas, que servem para chamadas de vídeo ou para que os pais, na primeira fila, monitorem os filhos atrás.

O Denza B5 usa a mecânica híbrida DMO, similar à da BYD Shark. Ele combina dois motores elétricos, um de 270 cv e outro de 340 cv com um motor 1.5 turbo a gasolina com 197 cv que pode atuar só como gerador, a depender da situação. De acordo com a fabricante, o SUV entrega 680 cv e 77,5 kgfm.

A bateria de 31,8 kWh garante autonomia para fazer o SUV rodar até 125 km sem gastar gasolina e pode ser recarregada em 16 minutos, com recarga rápida. O consumo médio em modo híbrido é de 12,8 km/l, nada muito surpreendente. O segredo para a autonomia de 1.200 km é o tanque de combustível com 83 litros. Uma vantagem prática é o desempenho: 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
Uma operação específica dos motores elétricos permite reduzir seu diâmetro de giro a apenas 3,4 m. Seus diversos modos de funcionamento aproveitam da melhor forma possível os três bloqueios de diferenciais e os ângulos de ataque (35°) e saída (32°), bem como sua suspensão adaptativa DiSus-P, que o permitiria até saltar e rodar em apenas três rodas. É a mesma suspensão dos Yangwang U7 e U8.

O SUV tem 4,89 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de alturar e 2,80 m de entre-eixos. Por conta dos itens de conforto, o B5 pode ser posicionado acima do Tank 300. Na verdade, seu principal rival tende a ser o GWM Tank 400, que está com lançamento no Brasil confirmado para 2026.