Os eleitos: os melhores SUVs médios de 2021 na visão dos proprietários
A pesquisa Os Eleitos, que desde 2001 revela os melhores veículos de acordo com a opinião dos donos, traz novidades nesta 21ª edição
1º – CAOA CHERY TIGGO 8 – 101,7
O novato Caoa Chery Tiggo 8 foi lançado há pouco mais de um ano (precisamente em agosto do ano passado), e surpreendeu. Ao cravar índice de satisfação de 101,7 pontos, superou o todo-poderoso Jeep Compass, que ficou na segunda posição.
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
Como a pesquisa exige número mínimo de votação para tornar os modelos elegíveis, só os dois disputaram a categoria dos SUVs médios nesta edição. A vitória tem um peso adicional levando-se em conta que a pesquisa.
Os Eleitos detectou que os donos de veículos da Caoa Chery são os mais exigentes, ao lado dos proprietários de automóveis da Volkswagen. Itens como segurança transmitida (98,6), presença de itens de segurança (98,1) e espaço (97,6) estão entre os destaques positivos do maior e mais caro modelo da marca, produzido em Goiás.
As maiores críticas foram para o seguro (80,5) e tamanho da rede autorizada (78,5). O Tiggo 8 tem sete lugares, motor 1.6 turbo de 187 cv a gasolina e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Ano anterior: –
2º – JEEP COMPASS – 97
Estilo é o item mais apreciado pelos donos do Compass, de acordo com a pesquisa 2021 de Os Eleitos. Isso significa que a tradicional grade imponente de sete fendas causa impacto visual e destaca o SUV no meio da multidão.
Ergonomia, espaço, tamanho da rede e preço de revenda também são quesitos destacados positivamente pelos proprietários. As avaliações mais baixas do modelo feito em Pernambuco estão relacionadas a itens como preço de aquisição e de peças, além de seguro e consumo de combustível na cidade. Ano anterior 96
Urnas apuradas
Há 21 anos a QUATRO RODAS publica uma pesquisa que elege os melhores carros em diversas categorias, a partir de um rigoroso colégio eleitoral, formado pelos donos. Desde 2001, eles decidem quem são Os Eleitos, resultado de um severo escrutínio de quem, pela convivência, acaba conhecendo as qualidades e as falhas mais bem guardadas de seus veículos. O julgamento é um aval de quem convive com o carro na alegria e na tristeza.
Esta edição traz algumas novidades, motivadas pelas transformações pelas quais vem passando o mercado. Como os SUVs estão crescendo enquanto outras categorias perdem espaço, mantivemos os utilitários-esportivos em dois segmentos (compactos e médios), mas reunimos os sedãs compactos e médios, por exemplo, em um só grupo.
Apresentamos os mais bem votados em cinco categorias, além do vencedor do ranking geral. Adicionalmente, mostramos as melhores marcas em pós-venda. É um retrato de quem está bem e de quem precisa melhorar.
A triagem inicial contou com os 54 modelos mais vendidos do país. Veículos que não obtiveram amostragem mínima de votos, que garantisse média confiável, foram eliminados. É por isso que há apenas dois classificados entre os SUVs médios. E é o que também explica o fato de a Toro aparecer sozinha entre as picapes.
Para garantir a lisura do processo eleitoral, os proprietários que participaram da votação precisavam ter mais de 18 anos e residir no Brasil. É necessário fornecer CPF e os dados do veículo, como Renavam, placa e ano de fabricação. Admite-se apenas um voto por Renavam. As informações são cruzadas com os dados do Denatran, para comprovação da veracidade. Este ano, 928 donos participaram da votação.