Os Eleitos: as marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022
Ranking da qualidade dos serviços de pós-venda avaliados pelos proprietários traz boas surpresas
1º – TOYOTA
A Toyota manteve o título de melhor pós-vendas e obteve uma pontuação maior que a da edição anterior (movimento que já havia acontecido de 2020 para 2021).
Dos oito itens avaliados – prazos de realização dos serviços, preços dos serviços (mão de obra), relação custo/benefício na rede de assistência técnica, qualidade dos trabalhos executados, transparência no relacionamento, disponibilidade de peças, pontualidade, qualidade do atendimento –, a Toyota só ficou atrás de alguma concorrente em um item: qualidade dos trabalhos executados. E atrás é modo de dizer, porque foi por uma diferença de 0,1 ponto.
A Toyota conseguiu 97,2 e a Nissan obteve 97,3. O único atributo em que a Toyota superou as expectativas dos proprietários de carros da marca foi em pontualidade (100,3). E sua menor nota ficou em preços dos serviços (mão de obra) (92,5), o que foi, ainda assim, uma avaliação bem superior à média do mercado (87,3). A Toyota tem 216 concessionárias no país.
2º – NISSAN
Foi a marca que mais evoluiu em pós-vendas. Subiu sete pontos. E sua classificação entre as marcas que atingiram relevância na pesquisa saltou do sexto lugar para o segundo. Além de superar a líder em qualidade dos trabalhos executados, a Nissan ainda empatou com a Toyota em prazos de realização dos serviços (99,6).
3º – HONDA
Depois de ter ficado a um décimo da líder na edição anterior, a Honda caiu para terceiro, com uma somatória geral menor. Ela continuou bem cotada em pontualidade (98,1), mas perdeu pontos preciosos na relação custo/benefício na rede de assis-tência técnica (90,5) e preços dos serviços (mão de obra) (86,7).
4º – FIAT
Outra surpresa foi a melhoria alcançada pela Fiat, que saiu da lanterna em 2021 e chegou ao quarto lugar. De notas aquém do mercado, a Fiat conquistou pontuação acima da média das marcas pesquisadas em cinco dos oito atributos considerados. Em pontualidade somou 99,4 e transparência no relacio-namento 95,0.
5º – JEEP
Vinda de fase ruim, com índices decrescentes nas três últimas edições desta pesquisa, a Jeep recuperou terreno. Em disponibilidade de peças, sua nota saltou de 79,0 para 93,2 e em qua-lidade no atendimento foi de 78,3 para 95,2. Sua menor pontuação (87,3), em preços dos serviços, ficou na média das marcas avaliadas.
6º – VOLKSWAGEN
Com quatro carros na pesquisa deste ano, sendo três nos primeiros lugares das respectivas categorias, a Volkswagen termina em sexto lugar em pós-vendas. Mas subiu no conceito dos motoristas com 3,8 pontos a mais na média geral. Sua melhor nota foi em pontualidade (97,9) e a pior em (86,9) preços dos ser-viços (mão de obra).
7º – FORD
Ausente da pesquisa do ano passado, a Ford conseguiu volume suficiente de respostas agora, graças à Ranger, e terminou colada na VW, com a média geral de 93,9. Sua rede somou pontos em qualidade de atendimento (96,0), mas ficou abaixo da concorrência na relação custo/benefício na rede de assistência técnica (91,0).
8º – HYUNDAI
Enquanto Nissan e Fiat subiram no conceito de seus clientes, a Hyundai caiu do terceiro para o oitavo lugar no ranking de pós-vendas. Ela ficou abaixo da média geral das marcas em todos os quesitos avaliados. E em qualidade dos trabalhos sua nota baixou de 94,9, em 2021, para 90,7.
9º – CHEVROLET
A Chevrolet apresenta queda no índice de satisfação há três edições. Este ano não foi diferente, ficando no último lugar, entre as nove marcas. O atributo em que se saiu melhor foi prazo de rea-lização dos serviços (95,6) e o pior (80,6) ficou com preços dos serviços (mão de obra) .
Critérios de avaliação
- Disponibilidade de peças
- Prazo de realização dos serviços
- Preço dos serviços (mão de obra)
- Qualidade do atendimento
- Pontualidade
- Transparênciano relacionamento
- Relação custo/benefício na rede de assistência técnica
- Qualidade dos trabalhos executados
Média geral das marcas por critério
Prazo dos serviços – 97,4
Preço dos serviços – 87,3
Custo/benefício na rede – 92,0
Qualidade do trabalho – 93,6
Pontualidade – 97,9
Disponibilidade de peças – 94,3
Transparência – 93,9
Qualidade do atendimento – 95,8
Confira os campeões de todas as categorias de Os Eleitos 2022:
Honda Civic vence Os Eleitos 2022; proprietários destacam a confiabilidade
Os melhores sedãs compactos de 2022
O melhores sedãs médios de 2022
Os melhores SUVs médios de 2022
Os melhores SUVs compactos de 2022
As marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022