Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Os Eleitos: as marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022

Ranking da qualidade dos serviços de pós-venda avaliados pelos proprietários traz boas surpresas

Por Fábio Black
4 nov 2022, 19h32
Eleitos Pos venda
 (Maurício Planel/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

1º – TOYOTA

A Toyota manteve o título de melhor pós-vendas e obteve uma pontuação maior que a da edição anterior (movimento que já havia acontecido de 2020 para 2021).

Dos oito itens avaliados – prazos de realização dos serviços, preços dos serviços (mão de obra), relação custo/benefício na rede de assistência técnica, qualidade dos trabalhos executados, transparência no relacionamento, disponibilidade de peças, pontualidade, qualidade do atendimento –, a Toyota só ficou atrás de alguma concorrente em um item: qualidade dos trabalhos executados. E atrás é modo de dizer, porque foi por uma diferença de 0,1 ponto.

Toyota Corolla Cross
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A Toyota conseguiu 97,2 e a Nissan obteve 97,3. O único atributo em que a Toyota superou as expectativas dos proprietários de carros da marca foi em pontualidade (100,3). E sua menor nota ficou em preços dos serviços (mão de obra) (92,5), o que foi, ainda assim, uma avaliação bem superior à média do mercado (87,3). A Toyota tem 216 concessionárias no país.

Continua após a publicidade

2º – NISSAN

Foi a marca que mais evoluiu em pós-vendas. Subiu sete pontos. E sua classificação entre as marcas que atingiram relevância na pesquisa saltou do sexto lugar para o segundo. Além de superar a líder em qualidade dos trabalhos executados, a Nissan ainda empatou com a Toyota em prazos de realização dos serviços (99,6).

3º – HONDA

Depois de ter ficado a um décimo da líder na edição anterior, a Honda caiu para terceiro, com uma somatória geral menor. Ela continuou bem cotada em pontualidade (98,1), mas perdeu pontos preciosos na relação custo/benefício na rede de assis-tência técnica (90,5) e preços dos serviços (mão de obra) (86,7).

4º – FIAT

Fiat_Fastback_Limted 1.3 turbo
(Divulgação/Fiat)

Outra surpresa foi a melhoria alcançada pela Fiat, que saiu da lanterna em 2021 e chegou ao quarto lugar. De notas aquém do mercado, a Fiat conquistou pontuação acima da média das marcas pesquisadas em cinco dos oito atributos considerados. Em pontualidade somou 99,4 e transparência no relacio-namento 95,0.

5º – JEEP

Vinda de fase ruim, com índices decrescentes nas três últimas edições desta pesquisa, a Jeep recuperou terreno. Em disponibilidade de peças, sua nota saltou de 79,0 para 93,2 e em qua-lidade no atendimento foi de 78,3 para 95,2. Sua menor pontuação (87,3), em preços dos serviços, ficou na média das marcas avaliadas.

6º – VOLKSWAGEN

Com quatro carros na pesquisa deste ano, sendo três nos primeiros lugares das respectivas categorias, a Volkswagen termina em sexto lugar em pós-vendas. Mas subiu no conceito dos motoristas com 3,8 pontos a mais na média geral. Sua melhor nota foi em pontualidade (97,9) e a pior em (86,9) preços dos ser-viços (mão de obra).

Continua após a publicidade

7º – FORD

Ausente da pesquisa do ano passado, a Ford conseguiu volume suficiente de respostas agora, graças à Ranger, e terminou colada na VW, com a média geral de 93,9. Sua rede somou pontos em qualidade de atendimento (96,0), mas ficou abaixo da concorrência na relação custo/benefício na rede de assistência técnica (91,0).

8º – HYUNDAI

Enquanto Nissan e Fiat subiram no conceito de seus clientes, a Hyundai caiu do terceiro para o oitavo lugar no ranking de pós-vendas. Ela ficou abaixo da média geral das marcas em todos os quesitos avaliados. E em qualidade dos trabalhos sua nota baixou de 94,9, em 2021, para 90,7.

9º – CHEVROLET

A Chevrolet apresenta queda no índice de satisfação há três edições. Este ano não foi diferente, ficando no último lugar, entre as nove marcas. O atributo em que se saiu melhor foi prazo de rea-lização dos serviços (95,6) e o pior (80,6) ficou com preços dos serviços (mão de obra) .

Continua após a publicidade

Critérios de avaliação

  • Disponibilidade de peças
  • Prazo de realização dos serviços
  • Preço dos serviços (mão de obra)
  • Qualidade do atendimento
  • Pontualidade
  • Transparênciano relacionamento
  • Relação custo/benefício na rede de assistência técnica
  • Qualidade dos trabalhos executados

Média geral das marcas por critério

Prazo dos serviços –  97,4
Preço dos serviços – 87,3
Custo/benefício na rede – 92,0
Qualidade do trabalho – 93,6
Pontualidade – 97,9
Disponibilidade de peças – 94,3
Transparência – 93,9
Qualidade do atendimento – 95,8

Confira os campeões de todas as categorias de Os Eleitos 2022:

Os Eleitos: as marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022 Honda Civic vence Os Eleitos 2022; proprietários destacam a confiabilidade

Os Eleitos: as marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022 Os melhores hatches de 2022 

Os Eleitos: as marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022 As melhores picapes de 2022

Os Eleitos: as marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022 Os melhores sedãs compactos de 2022

Os Eleitos: as marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022 O melhores sedãs médios de 2022

Os Eleitos: as marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022 Os melhores SUVs médios de 2022

Os Eleitos: as marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022 Os melhores SUVs compactos de 2022

Os Eleitos: as marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022 As marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.