Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Os Eleitos: as marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022

Ranking da qualidade dos serviços de pós-venda avaliados pelos proprietários traz boas surpresas

Por Fábio Black
4 nov 2022, 19h32

1º – TOYOTA

A Toyota manteve o título de melhor pós-vendas e obteve uma pontuação maior que a da edição anterior (movimento que já havia acontecido de 2020 para 2021).

Dos oito itens avaliados – prazos de realização dos serviços, preços dos serviços (mão de obra), relação custo/benefício na rede de assistência técnica, qualidade dos trabalhos executados, transparência no relacionamento, disponibilidade de peças, pontualidade, qualidade do atendimento –, a Toyota só ficou atrás de alguma concorrente em um item: qualidade dos trabalhos executados. E atrás é modo de dizer, porque foi por uma diferença de 0,1 ponto.

Toyota Corolla Cross
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A Toyota conseguiu 97,2 e a Nissan obteve 97,3. O único atributo em que a Toyota superou as expectativas dos proprietários de carros da marca foi em pontualidade (100,3). E sua menor nota ficou em preços dos serviços (mão de obra) (92,5), o que foi, ainda assim, uma avaliação bem superior à média do mercado (87,3). A Toyota tem 216 concessionárias no país.

Continua após a publicidade

2º – NISSAN

Foi a marca que mais evoluiu em pós-vendas. Subiu sete pontos. E sua classificação entre as marcas que atingiram relevância na pesquisa saltou do sexto lugar para o segundo. Além de superar a líder em qualidade dos trabalhos executados, a Nissan ainda empatou com a Toyota em prazos de realização dos serviços (99,6).

3º – HONDA

Depois de ter ficado a um décimo da líder na edição anterior, a Honda caiu para terceiro, com uma somatória geral menor. Ela continuou bem cotada em pontualidade (98,1), mas perdeu pontos preciosos na relação custo/benefício na rede de assis-tência técnica (90,5) e preços dos serviços (mão de obra) (86,7).

4º – FIAT

Fiat_Fastback_Limted 1.3 turbo
(Divulgação/Fiat)

Outra surpresa foi a melhoria alcançada pela Fiat, que saiu da lanterna em 2021 e chegou ao quarto lugar. De notas aquém do mercado, a Fiat conquistou pontuação acima da média das marcas pesquisadas em cinco dos oito atributos considerados. Em pontualidade somou 99,4 e transparência no relacio-namento 95,0.

5º – JEEP

Vinda de fase ruim, com índices decrescentes nas três últimas edições desta pesquisa, a Jeep recuperou terreno. Em disponibilidade de peças, sua nota saltou de 79,0 para 93,2 e em qua-lidade no atendimento foi de 78,3 para 95,2. Sua menor pontuação (87,3), em preços dos serviços, ficou na média das marcas avaliadas.

6º – VOLKSWAGEN

Com quatro carros na pesquisa deste ano, sendo três nos primeiros lugares das respectivas categorias, a Volkswagen termina em sexto lugar em pós-vendas. Mas subiu no conceito dos motoristas com 3,8 pontos a mais na média geral. Sua melhor nota foi em pontualidade (97,9) e a pior em (86,9) preços dos ser-viços (mão de obra).

Continua após a publicidade

7º – FORD

Ausente da pesquisa do ano passado, a Ford conseguiu volume suficiente de respostas agora, graças à Ranger, e terminou colada na VW, com a média geral de 93,9. Sua rede somou pontos em qualidade de atendimento (96,0), mas ficou abaixo da concorrência na relação custo/benefício na rede de assistência técnica (91,0).

8º – HYUNDAI

Enquanto Nissan e Fiat subiram no conceito de seus clientes, a Hyundai caiu do terceiro para o oitavo lugar no ranking de pós-vendas. Ela ficou abaixo da média geral das marcas em todos os quesitos avaliados. E em qualidade dos trabalhos sua nota baixou de 94,9, em 2021, para 90,7.

9º – CHEVROLET

A Chevrolet apresenta queda no índice de satisfação há três edições. Este ano não foi diferente, ficando no último lugar, entre as nove marcas. O atributo em que se saiu melhor foi prazo de rea-lização dos serviços (95,6) e o pior (80,6) ficou com preços dos serviços (mão de obra) .

Continua após a publicidade

Critérios de avaliação

  • Disponibilidade de peças
  • Prazo de realização dos serviços
  • Preço dos serviços (mão de obra)
  • Qualidade do atendimento
  • Pontualidade
  • Transparênciano relacionamento
  • Relação custo/benefício na rede de assistência técnica
  • Qualidade dos trabalhos executados

Média geral das marcas por critério

Prazo dos serviços –  97,4
Preço dos serviços – 87,3
Custo/benefício na rede – 92,0
Qualidade do trabalho – 93,6
Pontualidade – 97,9
Disponibilidade de peças – 94,3
Transparência – 93,9
Qualidade do atendimento – 95,8

Confira os campeões de todas as categorias de Os Eleitos 2022:

 Honda Civic vence Os Eleitos 2022; proprietários destacam a confiabilidade

Os melhores hatches de 2022 

As melhores picapes de 2022

Os melhores sedãs compactos de 2022

 O melhores sedãs médios de 2022

 Os melhores SUVs médios de 2022

 Os melhores SUVs compactos de 2022

 As marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.