Zeekr 9X tem cara e preço de um Rolls-Royce “acessível”
SUV é uma das principais atrações da marca no Salão de Xangai, na China. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos.

Modelos com tecnologias avançadas e acabamento de alta qualidade deixaram para trás a imagem de que carros chineses eram cópias malfeitas de veículos de marcas consagradas. No entanto, ocasionalmente, surge uma novidade com design fortemente inspirado em clássicos da indústria automobilística mundial. É o caso do Zeekr 9X, lançado oficialmente no Salão de Xangai, que remete ao Rolls-Royce Cullinan.
O impacto inicial é causado pela extensa grade cromada, chamada de “waterwall”, que domina a parte frontal, complementada por faróis retangulares e retilíneos. As rodas com acabamento fechado e o formato da carroceria também remetem ao modelo inglês. Por outro lado, o Zeekr 9X possui maçanetas convencionais, diferentemente das embutidas no Cullinan.
Na traseira, o destaque são as lanternas interligadas por luzes de LED, tanto na base quanto na superfície, conferindo identidade própria ao SUV.
Mas o Zeekr 9X tem atributos que vão além do design. Segundo a montadora, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos, graças a um sistema híbrido baseado em um motor 2.0 a combustão. Além do desempenho impressionante, o modelo promete autonomia de até 1.500 quilômetros sem paradas.
Com 5,24 metros de comprimento e 3,16 metros de entre-eixos, o Zeekr 9X utiliza a plataforma SPA2. Como a Zeekr pertence à Geely, essa arquitetura também é utilizada pela Lynk & Co, marca confirmada para chegar ao Brasil.
Tecnologia avançada
Outro destaque do SUV é o sistema de condução G-Pilot, que permite condução autônoma de nível 3. O 9X é equipado com um conjunto de sensores, incluindo cinco unidades LiDAR — um de longo alcance e quatro de curto alcance —, proporcionando cobertura dos pontos cegos e oferecendo quatro camadas de visão 360°, visando otimizar a segurança.
Embora a Zeekr não tenha divulgado imagens internas do modelo, afirmou que o interior possui um layout que remete a diamantes, criando um efeito visual alusivo à pedra preciosa quando o carro está ligado.
Os preços oficiais ainda não foram divulgados, mas a expectativa é de que fiquem na faixa de 500 mil yuans, o equivalente a aproximadamente R$ 400 mil em conversão direta.