Zeekr 9X é SUV híbrido plug-in que roda por 302 km só com a carga da bateria
Com 5,24 m de comprimento e pesando mais de 3 toneladas, SUV será apresentado oficialmente no final do mês

Há uma nova tendência aparecendo na China, dos carros híbridos plug-in com baterias tão grandes quanto as dos elétricos, que vem sido chamados de híbridos plug-in com extensor de alcance. A Geely tem experimentado a tecnologia, primeiro com o Volvo XC70 e, em breve, com o Zeekr 9X.
O 9X não só estreia essa tecnologia na Zeekr como também é o primeiro híbrido plug-in da marca, que até agora só tinha carros elétricos. Ainda não foi revelado oficialmente e as fotos e informações surgiram do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China. Faz parte do processo de homologação dos veículos e a apresentação oficial é esperada para o final de agosto, durante o Salão de Chengdu (China).

A tecnologia por trás da motorização é a parte mais curiosa. Os dados revelados pelo governo adiantam que terá um motor 2.0 turbo de 279 cv e que promete uma eficiência térmica acima de 46%. É complementado por três motores elétricos, entregando uma potência combinada de 1.400 cv.
Com tanta potência, era de se esperar que fosse um carro rápido. A Zeekr diz que o 9X acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e que tem velocidade máxima de 240 km/h. Até poderíamos argumentar de que, com a bateria descarregada, o desempenho cairia muito, mas a fabricante promete que o utilitário fica apenas 0,2 s mais lento na aceleração até 100 km/h.
Até aí, está dentro dos exageros normais da industria automotiva chinesa. A parte interessante é que o carro pode vir com baterias de 55,1 kWh ou 70 kWh. É uma capacidade vista normalmente em veículos totalmente elétricos e, no caso da bateria de 70 kWh, é a maior já colocada em um automóvel híbrido plug-in e que dá uma autonomia de 302 km, segundo o ciclo de testes chinês CLTC.

A bateria pode ser carregada com o movimento do veículo, com o motor servindo de gerador e também por estações de recarga. Como o 9X tem uma arquitetura de 900V, é compatível com a tecnologia 6C que os chineses estão implementando, permitindo que faça uma recarga de 20% a 80% em somente 9 minutos.
Adicionar uma bateria tão grande teve o seu preço, fazendo com que o Zeekr 9X pese mais de 3 toneladas. Também não é nada pequeno, com 5,24 m de comprimento, 2,03 m de largura, 1,82 m de altura e um entre-eixos de 3,17 m.
Não dá para negar a inspiração no design, com uma grade dianteira que poderia ter sido usada em um Rolls-Royce. Tem alguns elementos próprios, como os faróis em forma de “C” e as lanternas totalmente integradas.
Por enquanto, o Zeekr 9X é um carro só para a China. Será um tanto caro, com preços entre 600.000 e 900.000 yuan, o que dá algo entre R$ 450.000 e R$ 676.000. Não deve estar nos planos da operação brasileira da marca, que está perto de lançar o 7X e prepara-se para trazer os carros da Lynk & Co ao país.