O propulsor do novo Raptor 700R segue sendo o poderoso monocilíndrico de 686 cc, refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível. O acelerador é por alavanca no polegar direito e o câmbio tem 5 velocidades e transmissão final por corrente. O quadro combinando aço e alumínio e a balança traseira de alumúnio culminam em um conjunto bem leve para a categoria: 192 kg com todos os líquidos, incluindo o tanque de combustível de 11 litros completo. O freio a disco traseiro recebeu pinça de duplo pistão e as rodas de alumínio vêm agora calçadas com novos pneus Maxxis.
>> Veja a galeria de fotos da Yamaha Raptor
O estilo está ainda mais agressivo, fazendo com que o Raptor 700R lembre um animal pronto a atacar. Porém, em época de crise, o seu maior trunfo é custar cerca de 5% menos do que o modelo 2012 no mercado norte-americano, o mais forte para quadriciclos, onde será comercializado por 8099 dólares, cerca de 16600 reais.