Waze elege os melhores países e cidades para dirigir

Brasil fica na 20ª colocação entre países; entre as cidades, a brasileira mais bem colocada é Volta Redonda

Smart ForTwo no trânsito de São Paulo Smart ForTwo no trânsito de São Paulo

Smart ForTwo no trânsito de São Paulo (/)

O Waze está divulgando hoje a segunda edição do seu índice de satisfação de motoristas. O cálculo envolve uma série de indicadores para mostrar em quais países e cidades os motoristas se sentem melhor enquanto dirigem. Um site mostra de forma interativa os resultados.

O índice pode servir como uma espécie de ranking de melhores e piores lugares para se dirigir. O Waze divulga os dados divididos por países e por cidades (é preciso ter ao menos 20 mil usuários ativos por mês no app para que uma cidade entre no índice).

LEIA MAIS:

>> Projeto quer proibir aplicativos que avisam sobre radares e policiais

>> Novo negócio: transformar seu carro em um outdoor ambulante

>> Projeto quer implementar notificação de multas em tempo real

A lista de países é encabeçada pela Holanda, seguida por França e Estados Unidos. “A primeira e a terceira colocação repetem o ranking do ano passado. A novidade aqui é a França, que colocou novas cidades no nosso levantamento e conquistou o segundo lugar”, falou a EXAME.com Paulo Cabral, responsável pelo desenvolvimento de mercados na América Latina do Waze.

O Brasil, por sua vez, ocupa a 20ª colocação no ranking de países. Em comparação ao ano passado, existe uma ligeira queda causada principalmente por conta da chegada de novos países ao ranking—países que ficam à frente do Brasil, como Austrália e Portugal.

O índice é simples. Ele usa seis medidores para a criação do ranking. Os indicadores são: nível de trânsito; segurança; qualidade das vias e infraestrutura; serviços ao motorista; fator econômico e social (acesso a carros e variação no preço do combustível); e medição de quão boa é a rede de usuários do Waze no local.

Entre estes indicadores, os três primeiros ganham peso maior na conta. “Inicialmente, o Waze tem natureza social e de contribuição. Estamos pegando as informações que os usuários nos entregam e devolvendo a eles com maior valor”, explica Cabral.

A cidade com maior índice de satisfação no Brasil é Volta Redonda, no Rio de Janeiro, em 29° entre 186 cidades consideradas no mundo inteiro. Entre as capitais brasileiras, a mais bem colocada é Brasília, no Distrito Federal, na 65ª posição, enquanto São Paulo ficou em 129°.

Na outra ponta, Maceió traz bastante insatisfação. A cidade é a pior colocada entre as brasileiras e uma das piores colocadas no ranking global (178°).

Veja abaixo o ranking com as 15 melhores cidades brasileiras para se dirigir, de acordo com o Waze. É importante lembrar que aqui entram apenas cidades com mais de 20 mil usuários ativos por mês no app.

As melhores cidades brasileiras para dirigir
Posição (entre 186 cidades do mundo) Cidade Estado
29º Volta Redonda RJ
41º Sorocaba SP
43º Atibaia SP
50º Taubaté SP
51º Jacareí SP
61º Grande Campinas SP
65º Brasília DF
67º Petrópolis RJ
75º Piracicaba SP
77º São José dos Pinhais PR
85º Bauru SP
87º Goiânia GO
89º Itajaí SC
90º Blumenau SC
97º Feira de Santana BA

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s