VW Tarek: novo SUV que será rival do Compass no Brasil é flagrado em teste
Novidade ficará posicionada entre T-Cross e Tiguan, terá motor 1.4 turbo com 150 cv e deverá chegar às lojas no início de 2021
Em abril deste ano, o presidente da Volkswagen para América Latina e Caribe, Pablo di Si, confirmou o projeto de um SUV médio – que atende pelo nome Tarek provisoriamente – para brigar diretamente com Jeep Compass.
O site argentino Autoblog publicou, nesta terça-feira (8), o flagra de um SUV rodando pela cidade de Tigre, na Argentina, que, na verdade, já é o projeto prometido aos brasileiros.
Ainda com camuflagem na traseira, o veículo não exibe tantos detalhes, já dá para notar as formas definitivas de lanternas e os recortes da tampa do porta-malas.
O Tarek será fabricado na planta de General Pacheco, na cidade vizinha, e será feito sobre a plataforma MQB-A, mesma utilizada por Golf, Tiguan e Jetta.
No mercado asiático, um SUV correspondente já foi lançado e carrega o nome Tharu. No entanto, tem visual distinto do que deve apresentar a versão vendida aqui.
Um flagra feito no México, país no qual o veículo também será produzido, mostra que o visual para a América Latina será mais próximo do T-Cross, em vez do Tiguan.
O novo SUV da marca alemã se encaixará na lacuna entre os dois modelos citados acima. A prova disso está nas dimensões dos veículos.
Isso porque o Tarek terá 4,47 m de comprimento; 1,84 m de largura; 1,62 m altura; 2,68 m entre-eixos; e 455 litros de porta-malas.
O modelo é maior que o T-Cross, que possui 4,20 m de comprimento; 1,76 m de largura; 1,60 m de altura; 2,65 m de entre-eixos; e 373 litros de porta-malas.
E menor que Tiguan, que tem 4,70 m de comprimento; 1,86 m de largura; 1,66 m de altura; 2,79 m de entre-eixos; e 686 litros de porta-malas.
Já o Jeep Compass, futuro rival do VW, conta com 4,41 m de comprimento; 1,82 m de largura; 1,63 m de altura; 2,63 m de entre-eixos; e 410 litros de porta-malas.
Até o momento, sabe-se que o modelo será equipado com motor 1.4 turbo flex com injeção direta de combustível que gera 150 cv e 25,5 kgfm, alinhado ao câmbio automático de seis marchas – mesma configuração que equipa Polo GTS e T-Cross Highline .
Ainda não se sabe detalhes a respeito dos itens que estarão disponíveis aqui no Brasil. No entanto, ele deve contar com novidades iguais às que foram apresentadas no irmão menor Nivus.
De acordo com o site argentino, o modelo deve ganhar nome definitivo entre este mês e o próximo, mas chegará ao mercado apenas em maio de 2021.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.