Antes de ser lançado no Brasil e no restante das Américas, em 2021, o Volkswagen Taos já tinha um irmão chinês que foi lançado em 2018, o Tharu. Os dois SUVs se diferenciavam apenas por alguns detalhes estéticos, mas guardavam muito mais semelhanças do que diferenças.
Recentemente, o Tharu foi flagrado na Alemanha em uma versão protótipo e com pouquíssima camuflagem, que traz um facelift para o modelo. As mudanças são bem sutis e não mudaram a identidade do carro, mas podem adiantar alguns aspectos que veremos futuramente no Taos.
Em comparação ao nosso modelo, podemos ver que o para-choque é bem diferente. A grade é bem menor e há frisos que a dividem. As tomadas de ar laterais também tem um desenho mais arredondado e são maiores que a do Taos.
Entretanto, ele segue basicamente igual ao antigo Tharu. O design no geral não mudou muito, apenas houve uma diminuição no número de barras cromadas que dividem a grade superior, enquanto as entradas de ar na lateral do para-choque ganharam um formato arredondado e aumentaram de tamanho.
Na traseira é onde os dois mais se pareciam. Exceto pela parte preta do para-choque ser maior e as saídas de escape serem mais altas no Taos, além de uma leve mudança nas lanternas, daria pra dizer que os dois são idênticos.
E mesmo com o facelift as coisas vão continuar muito semelhantes. A traseira do Tharu praticamente não mudou, apenas as lanternas, que mantiveram seu formato, mas mudaram um pouco o desenho, e o para-choque, que perdeu a linha cromada no centro e teve os refletores deslocados mais para as extremidades.
Falando de motor, Tharu e Taos também guardam algumas semelhanças. Na China, o SUV é equipado com o mesmo motor 1.4 TSI aspirado de 150 cv do brasileiro. Com essa motorização, a diferença entre eles está na transmissão, que no chinês é a DSG de dupla embreagem e no modelo brasileiro é automática de seis marchas.
O Tharu também tem a opção de motorização turbo, com um motor 2.0 de 190 cv e até uma variante EV, com motor elétrico de 136 cv.
Até o momento, não há qualquer informação sobre um possível facelift chegando para o Taos, que também é vendido em outros países da América como Estados Unidos e México. Porém, a VW já anunciou mudanças visuais em outros modelos como o T-Cross, logo, após esse flagra, é provável que o Taos seja um dos próximos da lista.