O que há de novo no Volkswagen Taos 2026 e o que ficou devendo
SUV médio muda origem (agora do México) e ganha design do Tera; Taos 2026 tem interior mais refinado e novos itens, e motor 1.4 TSI continua

O Volkswagen Taos 2026 será lançado no Brasil até o final de novembro, marcando uma mudança estratégica: o SUV médio agora vem do México, substituindo a produção anterior na Argentina – interrompida há alguns meses.
Essa troca de origem trouxe um novo design e a promessa de um interior mais sofisticado, embora a mecânica permaneça inalterada; o modelo mantém o motor 1.4 TSI flex de 150 cv e 25,5 kgfm, combinado ao câmbio automático de oito marchas. Já pudemos conhecer o SUV médio renovado e, a seguir, você confere as principais diferenças e aquilo que o novo Taos continua devendo. Os preços, porém, serão divulgados apenas no lançamento.
Nova dianteira: o que mais se destaca entre as mudanças do VW Taos 2026 é a nova dianteira, que passou a seguir os traços dos Tera, Nivus e T-Cross mais recentes. Esta atualização remove a grade superior tradicional, movendo a entrada de ar principal para o novo para-choque. A barra iluminada com leds que interliga os faróis mudou mas, como antes, só está presente na versão Highline.
Novos faróis, sempre matriciais: Os faróis do novo Taos têm um formato mais orgânico e uma nova assinatura interna em forma de “H”, modernizando o visual. Mais que isso, torna-se o único SUV médio à venda no Brasil com faróis full-LED matriciais (o sistema IQ.Light) de série em todas as versões, pois passa a estar presente também na versão de entrada Comfortline.
Esta tecnologia ajusta ativamente o facho para evitar ofuscamento e inclui luzes de curvas dinâmicas e função que faz a função dos faróis de neblina individuais.

Nova traseira: A traseira representa, talvez, a mudança mais significativa. O Taos 2026 recebe lanternas redesenhadas que agora são conectadas por uma barra iluminada. Diferente da dianteira (onde a barra é exclusiva da Highline), a interligação traseira em LED está presente em todas as versões.
Logotipo iluminado: O Taos 2026 se torna o primeiro Volkswagen no mercado nacional com logotipo iluminado na traseira. O emblema da VW acende em vermelho, integrado com a barra que conecta as novas lanternas. Este recurso, que já é padrão desde a versão Comfortline, confere uma assinatura visual inédita. Contudo, dá a impressão de que a traseira do Taos ficou mais baixa do que antes.

Mais atenção ao acabamento: O interior do Taos 2026 foi atualizado visando torná-lo mais refinado. É preciso entender que a parte superior do painel continua com plásticos rígidos, mas há uma faixa de vinil com costura aparente atravessando a base do painel. Também investiram em uma área maior com forração de vinil nas portas dianteiras, mesmo na versão Comfortline. O SUV também tem iluminação ambiente com 10 opções de cores.
Central multimídia mais completa: A central multimídia foi atualizada para a VW Play Connect, com internet 4G e tela de resolução HD+ de 10,1″ destacada do painel. O sistema mantém o espelhamento Apple CarPlay sem fio e Android Auto via cabo, além de acesso às funções do app Meu VW.

Botões físicos no volante: A Volkswagen atendeu diretamente ao feedback dos clientes e reverteu uma mudança polêmica da linha anterior. O volante multifuncional do Taos 2026 abandona os comandos sensíveis ao toque e volta a ter botões físicos. Esta alteração visa melhorar a ergonomia e a usabilidade sem desviar a atenção do motorista.
Novos itens de série: A versão de entrada Comfortline passa a ter ajustes elétricos de altura, longitude e lombar de série. Para o carona há ajuste manual de altura tanto na versão Comfortline quanto na Highline.

O Taos Highline 2026 passa a ter o chamado Travel Assist, o sistema de centralização em faixa que trabalha em conjunto com o piloto automático adaptativo (ACC), que já é de série na Comfortline, e com o assistente de permanência em faixa (Lane Assist). O pacote é complementado pelo monitoramento de ponto cego.
O que o Volkswagen Taos 2026 ficou devendo?
Se por um lado o novo VW Taos tem evoluções importantes em tecnologia e sua versão topo de linha tem teto solar panorâmico com abertura elétrica de série, alguns equipamentos comuns em seus concorrentes diretos, sejam eles a combustão ou híbridos, não estão presentes em nenhuma das duas versões. É o caso dos ajustes elétricos para o banco do carona, a abertura elétrica da tampa do porta-malas e o sistema park assist, assistente de estacionamento automático que está presente até mesmo nos Nivus e T-Cross Highline.
Equipamentos do Volkswagen Taos 2026
Volkswagen Taos Comfortline 250 TSI 2026

A versão de entrada do SUV médio já tem seis airbags , controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função Stop & Go , frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres , e freio de estacionamento eletromecânico. O conforto é garantido pelo ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas , banco do motorista com ajustes elétricos , carregador de celular por indução e revestimento dos bancos em vinil.

Ainda há quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas , a central multimídia “VW Play Connect” com tela de 10,1 polegadas e espelhamento sem fio para Apple CarPlay, faróis IQ-LIGHT Full LED, sistema Kessy para acesso e partida sem chave e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. O visual é complementado por rodas de liga leve de 18 polegadas e rack de teto na cor preta.
Volkswagen Taos Highline 250 TSI 2026

A versão topo de linha Highline adiciona um pacote de assistência ao motorista mais completo, que inclui o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist) , o assistente de condução ativo (Travel Assist), que centraliza o veículo na faixa , detector de ponto cego e o assistente traseiro de saída de vaga.

No interior, o acabamento é aprimorado com bancos parcialmente revestidos em couro , iluminação ambiente em LED e um sistema de som premium com 8 alto-falantes e subwoofer. Por fora, a versão se diferencia pelas rodas de 19 polegadas com acabamento diamantado, frisos cromados nos vidros, rack de teto na cor prata e uma faixa de luz de LED que interliga os faróis na grade frontal. Como opcional, a versão Highline pode ser equipada com o Pacote Bi-tone, que inclui teto solar panorâmico e pintura do teto e retrovisores em preto.
Ficha Técnica – VW Taos 2026 1.4 250 TSI
Motor: biocombustível (gasolina/etanol), dianteiro, transv., 4 cilindros, turbo, 4 válvulas, 1395 cm³, 150/150 (etanol/gasolina) a 5000 rpm, 25,5/25,5 kgfm a 1500–3800 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, tração dianteira
Suspensão: independente McPherson com mola integrada (dianteiro), independente Multilink (traseiro)
Freios: disco ventilado (312 x 25 mm) (dianteiro), disco (272 x 10 mm) (traseiro)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 215/55 R18 ou 235/45 R19
Dimensões: comprimento 4,47 m, largura 1,84 m, altura 1,63 m, entre-eixos 2,68 m, peso 1395 kg, porta-malas 498 litros, tanque 50 litros