Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW rompe sigilo e mostra como seria a segunda geração do Phaeton

Descontinuado em 2016 por "uma mudança de foco" da marca, o sedã de alto luxo já tinha uma nova geração pronta, escondida até agora

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 jul 2022, 15h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Volkswagen Phaeton foi apresentado em 2002 como um alternativa arriscada aos luxuosos Audi A8, Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7. Era um sedã de alto luxo vendido por uma marca generalista e suas vendas nunca decolaram.

    Publicidade

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Publicidade

    Assim, depois de quatro retoques visuais, o modelo foi descontinuado em 2016 por decisão do conselho de administração da Volkswagen. Na época, a justificativa foi para um “realinhamento sistemático com foco na mobilidade elétrica”.

    Volkswagen Phaeton D2
    Volkswagen Phaeton D2 (Divulgação/Volkswagen)

    Se engana, porém, quem pensa que o fim do Phaeton estava premeditado. Mesmo gerando grandes prejuízos financeiros à Volkswagen, o modelo, uma ambição de Ferdinand Piëch, então presidente do conselho da empresa, tinha uma segunda geração praticamente pronta para ser vendida.

    Publicidade

    Nesta semana, como uma comemoração aos 20 anos do sedã, a Volkswagen revelou o protótipo de sua segunda geração, batizada de Phaeton D2 Concept, que nunca chegou á produção em série. Desconhecido (e escondido) até agora, o modelo foi o escolhido, na época, entre quatro alternativas diferentes, e é a única unidade finalizada.

    Continua após a publicidade
    Volkswagen Phaeton D2
    Volkswagen Phaeton D2 (Divulgação/Volkswagen)

    Desenho (quase) atual

    Mesmo já com oito anos desde a sua finalização (sem contar com o período de desenvolvimento), chama a atenção o design e a tecnologia presentes no Phaeton D2, de 2016. No geral, o visual segue os traços elegantes que ainda compõem o segmento de alto luxo nos dias de hoje.

    Publicidade
    Volkswagen Phaeton D2
    Volkswagen Phaeton D2 (Divulgação/Volkswagen)

    Na dianteira, o modelo tem uma grade que já não faz mais parte da linguagem da marca, assim como o logotipo ostentado ao centro, que já mudou. Mesmo assim, a grande peça cromada ainda faria sentido em um sedã de centenas de milhares de reais. O para-choque é sóbrio, assim como os faróis full LED e o capô, apesar dos vincos bem marcados.

    Compartilhe essa matéria via:

    Na lateral e na traseira, aí sim o Phaeton segue à risca o que ainda se vê nos sedãs da Volkswagen, como vincos horizontais bem marcados acima das maçanetas e lanternas discretas, mesmo com frisos cromados invadindo as peças. Por falar em cromados, eles estão por toda parte, como manda a “opulência” da categoria.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Volkswagen Phaeton D2
    Volkswagen Phaeton D2 (Divulgação/Volkswagen)

    O interior ainda guarda elementos de uma geração mais antiga da marca, como o volante (apesar dos comandos sensíveis ao toque) e o formato do painel. Mesmo assim, fica claro o foco no luxo pela variedade de materiais de alta qualidade, como a madeira e o couro, e na multimídia, com a enorme tela central e o quadro de instrumentos digital.

    Também há telas individuais para os dois ocupantes traseiros – afinal, era o espaço onde os compradores do Phaeton, em sua maioria, ocupavam. Um console central com comandos para os bancos e ar-condicionado também está lá.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Volkswagen Phaeton D2
    Volkswagen Phaeton D2 (Divulgação/Volkswagen)

    Só faltou um detalhe

    Apesar de revelar o modelo, a Volkswagen não disse nada sobre as possíveis motorizações que o novo Phaeton teria. Em seus tempos de “glória”, o sedã teve configurações com motores V6 3.0 e V10 5.0 a diesel, V6 3.2 e V8 4.2 a gasolina, além do opulente W12 a gasolina. Tudo isso era combinado a tração integral, suspensão pneumática e painéis de alumínio.

    Seria possível manter motores parecidos, com exceção do W12 e do V10, além de introduzir a eletrificação no modelo. É algo que, possivelmente, jamais saberemos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.