Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW Virtus brasileiro repete o indiano e tira nota máxima no Latin NCAP

Versão atualizada do sedã chegou ao mercado em fevereiro de 2023 e levou 5 estrelas em testes de impacto do Latin NCAP

Por Lukas Kenji
26 jul 2023, 14h46

O Volkswagen Virtus ganhou nota máxima de segurança do Latin NCAP, entidade que realiza testes de impacto em veículos da América Latina e Caribe. O sedã recebeu cinco estrelas em relação à análise que foi realizada em 2022. Já o lançamento oficial da nova linha do modelo brasileiro ocorreu em fevereiro de 2023.

Para igualar a nota do modelo brasileiro à nota da versão fabricada na Índia, o Latin NCAP fez o que chama de auditoria. Como o teste do carro indiano, que é vendido no México, foi feito com o patrocínio da Volkswagen, o Latin NCAP pode fazer um teste de auditoria a qualquer momento. E essa auditoria foi feita justamente com o mesmo modelo, porém fabricado no Brasil.

O resultado foi o mesmo. Como o Virtus 2023 passou a ser equipado de série com sistema de proteção lateral para a cabeça por meio do airbag de cortina, somando seis bolsas, foi possível alcançar a nota de cinco estrelas. O resultado é melhor que o do Polo, que só tem quatro airbags e recebeu três estrelas em segurança no Latin NCAP.

Continua após a publicidade

De acordo com relatório do Latin Ncap, a proteção oferecida para a cabeça, pescoço e joelhos do motorista foi considerada boa. A mesma avaliação foi feita em relação à proteção do tórax do passageiro e joelhos do passageiro.

Compartilhe essa matéria via:

O Virtus obteve 92% do desempenho considerado ideal para a proteção de adultos. O mesmo valor foi obtido em relação à proteção de crianças. No caso de passageiros infantis, os testes simulam crianças com um e três anos de idade.

Outro quesito de avaliação do teste de impacto é a proteção de pedestres vulneráveis na estrada. Basicamente, esta análise permeia as áreas do para-choque e do capô do carro. Segundo relatório, os níveis de proteção foram considerados bons ou adequados na maior parte dos locais de impacto.

Continua após a publicidade
Virtus Latin Ncap
(Divulgação/Latin NCAP)

O quarto e último quesito passível de avaliação é relacionada aos sistemas de segurança do modelo. O Virtus teve 85% do desempenho considerado ideal. Toda a linha do sedã oferece controle automático de cruzeiro, sistema de frenagem de emergência, além de controle de estabilidade e tração.

O modelo já havia obtido cinco estrelas em testes feitos com unidades fabricadas na Índia. O Latin Ncap considerou que tanto a versão indiana como a fabricada em São Bernardo do Campo (SP) oferecem o mesmo nível de segurança.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.