O Volkswagen Nivus é um Polão ou uma alternativa mais compacta ao T-Cross?
QUATRO RODAS realizou, com exclusividade, medições do espaço interno dos três compactos da Volkswagen e revela em quais dimensões cada modelo leva vantagem.
Distância do volante ao encosto: 54 cm
Assoalho ao assento: 32 cm dianteiro e 37 cm traseiro
Espaço para os joelhos: 19 cm
Profundidade dos assentos: 51 cm dianteiro e 47 cm traseiro
Distância do assento ao pedal: 49 cm
Distância do volante ao encosto: 54 cm
Assoalho ao assento: 32 cm dianteiro e 36 cm traseiro
Espaço para os joelhos: 19 cm
Profundidade dos assentos: 51 cm dianteiro e 47 cm traseiro
Distância do assento ao pedal: 49 cm
Distância do volante ao encosto: 54 cm
Assoalho ao assento: 34 cm dianteiro e 40 cm traseiro
Espaço para os joelhos: 24 cm
Profundidade dos assentos: 53 cm dianteiro e 48 cm traseiro
Distância do assento ao pedal: 49 cm
Por conta do compartilhamento da plataforma MQB A0, praticamente todas as dimensões da dianteira são iguais. É o caso do espaço para as pernas e cabeça do motorista e da distância do encosto para o volante.
Com mesmas portas, teto e para-brisas, Polo e Nivus são realmente muito semelhantes por dentro. O espaço para os ocupantes é idêntico nos dois carros, com a única singularidade de o Nivus ter assento traseiro 1 cm mais alto.
A despeito da suspensão elevada em 2,7 cm e do rack no teto, o Nivus é apenas 2,5 cm mais alto que o Polo e 10 cm mais baixo que um T-Cross. A suspensão do T-Cross é somente 1,5 cm mais alta que a do Nivus.
Contudo, o T-Cross tem assentos mais elevados. O dianteiro é 2 cm mais alto e o traseiro, até 4 cm, o que melhora a visibilidade de quem viaja no banco de trás do SUV compacto.
Por isso, também, a vantagem no espaço para a cabeça no banco traseiro é de apenas 1 cm.
O entre-eixos 9 cm mais longo resulta em 5 cm a mais de vão para as pernas no banco traseiro no T-Cross na comparação com Polo e Nivus. Já a cabine é 3 cm mais larga na dianteira.
Na largura externa, o Nivus tem ganho de 0,6 cm na comparação com o Polo por conta das molduras das caixas de roda. Mas a distância entre as portas dianteiras é a mesma.
Já o 0,1 cm a mais no entre-eixos vem da geometria de suspensão exclusiva, que também a deixa 1 cm mais alta que a do hatch.
Mas boa parte dos 20,9 cm a mais no comprimento (6,7 cm de vantagem na comparação com o T-Cross) estão concentrados no balanço traseiro.
É por isso que, além de ser o mais comprido dos três, o Nivus tem o maior porta-malas, de 415 litros. Contudo, o compartimento não é dividido em dois níveis como nos irmãos.
Vale notar que até mesmo o assoalho traseiro do Nivus é diferente. O estepe foi deslocado ao máximo para a extremidade traseira do carro, de forma a contribuir com uma melhor distribuição de peso.
Por falar em peso, o Nivus Highline, que será o topo de linha do modelo, terá 1.199 kg. Um Polo Highline tem 1.147 kg e o T-Cross Comfortline 1.252 kg.
Assim, o Nivus fica praticamente encravado em meio aos dois irmãos, sendo 52 kg mais pesado que o Polo e 53 kg mais leve que um T-Cross com o mesmo motor 1.0 TSI.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.