A Volkswagen faz questão de dizer que entrou em uma nova era com a família de carros elétricos ID. lançada na Europa em 2019 com o hatch ID.3. E a estreia da versão de produção da Kombi elétrica, a ID.BUZZ, nos próximos dias será um ponto alto dessa nova empreitada.
Pouca gente sabe, porém, que vem de longe a história da Volkswagen com veículos movidos a eletricidade. E o primeiro modelo elétrico foi justamente a veterana Kombi, usada como experimento de uma divisão criada na matriz em Wolfsburg, na Alemanha, na década de 1970.
Em 1972, um protótipo baseado na segunda geração da Kombi (chamada de T2 na Europa e EUA) foi apresentado como alternativa aos veículos comerciais movidos a combustão.
Pouco depois, a Volkswagen produziu uma pequena frota experimental do modelo nas configurações de carga e passageiros.
A prefeitura de Berlim adquiriu sete unidades, incluindo o exemplar das fotos, feito em 1972 e licenciado somente em abril de 1978 para ser usado pelo Departamento de Água e Esgoto da capital alemã.
Devido à enorme bateria de 880 quilos e 21.1 kWh de capacidade, a Kombi elétrica pesa impressionantes 2.170 kg – quase uma tonelada a mais que um modelo convencional a combustão. A autonomia era de 85 quilômetros.
Um motor elétrico Bosch instalado no lugar do boxer (cilindros opostos) movido a gasolina entregava constantes 22 cv, mas podia gerar um pico de 44 cv de potência e 16 kgfm de torque. Números suficientes para atingir velocidade máxima de 75 km/h.
Na época, a bateria tinha de ser retirada do veículo para ser recarregada em uma estação da empresa produtora e fornecedora de energia RWE. A operação levava cinco minutos.
Mas também era possível recarregar a bateria por meio de um conector localizado na traseira. Apesar de ser um veículo elétrico antigo, a Kombi já contava com um sistema regenerativo, que recupera parte da energia nas frenagens.
VW ID.BUZZ
Versão moderna, tecnológica e elétrica da velha Kombi, a Volkswagen ID.Buzz está quase pronta para ser revelada ao público. O modelo, que já foi antecipado por vários carros-conceito (que até pudemos dirigir), será apresentado oficialmente no dia 9 de março.
Com a proximidade da data, está cada vez mais comum ver o modelo com sua camuflagem arco-íris circulando em vias públicas dos países em que será vendido.
Pelas imagens, podemos ver que se trata da versão de passageiros da “Kombi elétrica”, que contará também com uma versão furgão. O interior é colorido, com detalhes em laranja bem vivo nas portas e no porta-malas e um tom pastel no estofado dos bancos.
Informações sobre o trem-de-força ainda não foram reveladas, mas especula-se que ele terá duas motorizações distintas: uma de 203 cv e outra com 369 cv. Mesmo sendo feito sob a mesma plataforma MEB dos outros ID, acredita-se que o ID.Buzz terá a bateria mais avantajada da família, com aproximadamente 111 kWh. Já a autonomia deve ser de no mínimo 420 km, podendo chegar próxima aos 600 km na variante mais potente.
Há alguns anos a Volkswagen traçou planos para importar a nova Kombi elétrica para o Brasil em 2023, exatamente dez anos depois do fim da produção da Kombi original. Chegará importada, seguindo os passos dos elétricos ID.3 e ID.4, previstos para o Brasil neste ano.