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Esta Kombi elétrica tem 50 anos e foi criada pela própria Volkswagen

Muito antes da corrida pelos elétricos do século XXI, clássica minivan teve sua versão elétrica de apenas 22 cv e que sequer chegava a 100 km/h

Por Guilherme Silva
6 fev 2022, 10h07
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  • kombi
    Kombi foi o primeiro carro elétrico feito oficialmente pela VW (Reprodução/Internet)

    A Volkswagen faz questão de dizer que entrou em uma nova era com a família de carros elétricos ID. lançada na Europa em 2019 com o hatch ID.3. E a estreia da versão de produção da Kombi elétrica, a ID.BUZZ, nos próximos dias será um ponto alto dessa nova empreitada.

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    Pouca gente sabe, porém, que vem de longe a história da Volkswagen com veículos movidos a eletricidade. E o primeiro modelo elétrico foi justamente a veterana Kombi, usada como experimento de uma divisão criada na matriz em Wolfsburg, na Alemanha, na década de 1970.

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    kombi elétrica
    Sete unidades foram vendidas à prefeitura de Berlim em 1972 (Reprodução/Internet)

    Em 1972, um protótipo baseado na segunda geração da Kombi (chamada de T2 na Europa e EUA) foi apresentado como alternativa aos veículos comerciais movidos a combustão.

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    Pouco depois, a Volkswagen produziu uma pequena frota experimental do modelo nas configurações de carga e passageiros.

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    kombi elétrica
    Kombi elétrica teve sua configuração picape para cargas (Reprodução/Internet)

    A prefeitura de Berlim adquiriu sete unidades, incluindo o exemplar das fotos, feito em 1972 e licenciado somente em abril de 1978 para ser usado pelo Departamento de Água e Esgoto da capital alemã.

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    kombi elétrica
    Bateria ocupava boa parte da cabine e deixava Kombi com mais de 2 toneladas de peso (Reprodução/Internet)

    Devido à enorme bateria de 880 quilos e 21.1 kWh de capacidade, a Kombi elétrica pesa impressionantes 2.170 kg – quase uma tonelada a mais que um modelo convencional a combustão. A autonomia era de 85 quilômetros.

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    volkswagen typ 2 elektro-transporter
    Motor elétrico era ligado no mesmo câmbio das versões a gasolina (Divulgação/Volkswagen)

    Um motor elétrico Bosch instalado no lugar do boxer (cilindros opostos) movido a gasolina entregava constantes 22 cv, mas podia gerar um pico de 44 cv de potência e 16 kgfm de torque. Números suficientes para atingir velocidade máxima de 75 km/h.

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    kombi elétrica
    No lugar do motor a combustão, módulos e muitos chicotes. À esquerda do capô, o conector para recarga (Reprodução/Internet)

    Na época, a bateria tinha de ser retirada do veículo para ser recarregada em uma estação da empresa produtora e fornecedora de energia RWE. A operação levava cinco minutos.

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    volkswagen typ 2 elektro-transporter
    Processo de troca do gigante pacote de baterias de chumbo (Divulgação/Volkswagen)

    Mas também era possível recarregar a bateria por meio de um conector localizado na traseira. Apesar de ser um veículo elétrico antigo, a Kombi já contava com um sistema regenerativo, que recupera parte da energia nas frenagens.

    VW ID.BUZZ

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    ID.Buzz vista 3/4 de frente com camuflagem leve e colorida
    O teaser da ID.Buzz, a nova Kombi elétrica, apareceu ao longo da apresentação do novo ID.5 (Reprodução/Volkswagen)

    Versão moderna, tecnológica e elétrica da velha Kombi, a Volkswagen ID.Buzz está quase pronta para ser revelada ao público. O modelo, que já foi antecipado por vários carros-conceito (que até pudemos dirigir), será apresentado oficialmente no dia 9 de março.

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    Com a proximidade da data, está cada vez mais comum ver o modelo com sua camuflagem arco-íris circulando em vias públicas dos países em que será vendido. 

    id BUZZ FLAGRA
    (Marcus Müller/Reprodução)

    Pelas imagens, podemos ver que se trata da versão de passageiros da “Kombi elétrica”, que contará também com uma versão furgão. O interior é colorido, com detalhes em laranja bem vivo nas portas e no porta-malas e um tom pastel no estofado dos bancos.

    Informações sobre o trem-de-força ainda não foram reveladas, mas especula-se que ele terá duas motorizações distintas: uma de 203 cv e outra com 369 cv. Mesmo sendo feito sob a mesma plataforma MEB dos outros ID, acredita-se que o ID.Buzz terá a bateria mais avantajada da família, com aproximadamente 111 kWh. Já a autonomia deve ser de no mínimo 420 km, podendo chegar próxima aos 600 km na variante mais potente.

    volante ID Buzz
    (Marcus Müller/Reprodução)

    Há alguns anos a Volkswagen traçou planos para importar a nova Kombi elétrica para o Brasil em 2023, exatamente dez anos depois do fim da produção da Kombi original. Chegará importada, seguindo os passos dos elétricos ID.3 e ID.4, previstos para o Brasil neste ano.

     

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