Quase como uma revanche às vendas de 2014, quanto o Fiat Palio tirou do Gol a liderança invicta após 27 anos, no último mês de julho o Volkswagen tirou a liderança das mãos da Fiat Strada após meses.
Isso mesmo com o hatch prestes a deixar de ser produzido, o que acontecerá em novembro com direito a uma versão de despedida.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Segundo números divulgados pela Fenabrave, foram emplacadas 11.925 unidades do Gol, uma boa distância para as 10.897 da picape compacta da Fiat. O Chevrolet Onix tenta retomar o fôlego após novos percalços na produção e vem em terceiro lugar, com 8.837 exemplares.
O Onix Plus também cresceu em vendas e passou de 18º para 5º colocado no ranking, com 8.135 unidades vendidas no período (em junho foram 3.874). Por outro lado, o Mobi caiu na lista dos mais vendidos, assim como o Compass.
Nem tão líder assim
Diferentemente da ultrapassagem do Fiat Palio há 8 anos, porém, o Gol não assume a liderança no acumulado, apenas a mensal de julho. Ele segue como o quinto veículo mais vendido do Brasil em 2022 com 35.531 unidades, enquanto a Strada desponta na liderança com suas 61.942 unidades vendidas. O Hyundai HB20 vem na vice-liderança logo à frente do Onix, o terceiro colocado.
Por falar no Onix, apesar do ritmo inconstante nos resultados mensais, o modelo segue confortável com a medalha de bronze por uma diferença considerável para o T-Cross, o quarto colocado do ranking geral. Considerando os resultados de janeiro a julho, são mais de 6.000 exemplares de diferença.
Stellantis na busca pelos SUVs
Se no acumulado geral a Volkswagen ainda está longe de ser líder, a liderança é realidade para a alemã entre os SUVs. O T-Cross segue como o SUV mais vendido de 2022, mas com uma pequena diferença para o Compass (menos de 1.000 exemplares de diferença), que vem dando farol alto buscando por uma ultrapassagem.
O Renegade só aparece na 6ª colocação, atrás de Creta, Tracker e até do “primo” Pulse, que completará um ano de mercado em outubro. Ou seja, o modelo está em seu primeiro ano cheio de vendas.
É interessante notar que o segmento dos SUVs perdeu participação no mercado durante o mês de julho, caindo de 45,09% em junho para 39,44%. Quem subiu foram os hatches pequenos, de 18,51 para 22,87% e os sedãs compactos, de 6,27 para 9,26% de participação no mercado.