Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW Gol Last Edition de exportação tem motor 1.6; Brasil fica com o 1.0

Por conta das normas de emissão do Proconve L7, só no Brasil a série de despedida do Gol tem motor 1.0 e não o 1.6

Por João Vitor Ferreira
1 dez 2022, 21h44

A despedida do Volkswagen Gol não será exclusiva apenas do Brasil, outros países da América do Sul também receberão a versão Last Edition e com um bônus. Das 1.000 unidades produzidas da série limitada, 650 ficam no Brasil e 350 estão sendo exportadas. No Brasil, por sinal, todas foram vendidas em 30 minutos. 

Mercados como Colômbia, Argentina, Uruguai, Peru, Paraguai e Bolívia receberão o Gol Last Edition apenas com o motor quatro cilindros 1.6 8V a gasolina de 101 cv e 14,6 kgfm. Só o Brasil terá carros com motor 1.0 três cilindros de 84 cv e 10,4 kgfm para marcar a despedida do Gol após 42 anos em produção. 

Volkswagen Gol Last Edition 2022
(Divulgação/Volkswagen)

O exemplo mais curioso é o da Argentina: o VW Gol já havia saído de linha mas, mesmo assim, o país vizinho receberá um lote de carros para marcar a despedida do modelo.

Continua após a publicidade

O motor mais fraco no Brasil não é por má vontade da Volkswagen, mas uma questão de legislação. O motor 1.6 8V da família EA111 deixou de ser oferecido no Brasil na virada do ano por conta do arrocho das normas de emissões com a entrada em vigor do Proconve L7.

View this post on Instagram

A post shared by Quatro Rodas (@quatro_rodas)

Continua após a publicidade

Equipar o Gol com qualquer outro motor (seja o 1.6 16V EA211, usado na Saveiro, ou o 1.0 TSI) exigiria um novo processo de homologação, cujo custo não justifica com a produção de um pequeno número de carros. 

Gol Last Edition
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Por aqui, o Gol Last Edition foi vendido por R$ 95.990. Nem é mais barato que os outros: na Colômbia o preço é de 72.490.000 pesos colombianos, ou R$ 78.615 na cotação atual.

Volkswagen Gol Last Edition 2022
(Divulgação/Volkswagen)

Além de um design que com referências à versões clássicas do Gol, o Last Edition traz a mesma lista de equipamentos da atual versão topo de linha, tendo ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores com ajuste elétrico, luzes de seta e tilt-down do lado direito, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia Composition Touch, de 6,5”, com Android Auto e Apple CarPlay.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.