Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW Gol e Fiat Strada voltam aos mais vendidos, mas como carros de trabalho

Enquanto Strada e Gol tem mais de 75% dos emplacamentos parta empresas, mais de 80% dos Chevrolet Onix são vendidos para o público comum

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 out 2020, 10h23
Lado a lado, as versões de entrada e top de linha da nova geração da picape mais vendida do Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por 27 anos foi normal ver o Volkswagen Gol na lista dos carros mais vendidos do Brasil. Mas desde que perdeu o reinado para o Fiat Palio, em 2014. Nenhum dos dois, porém, conseguiu repetir o feito ameaçados por uma nova onda de compactos liderada pelo Chevrolet Onix, líder de vendas nos últimos cinco anos.

Mas o Volkswagen Gol pôde sentir novamente como é o gostinho de estar no pódio dos carros mais vendidos em setembro. A Fiat também, mas desta vez com a picape compacta Strada, que só havia sido líder por um mês, em março de 2014. Parece o resultado de uma corrida confusa na Fórmula 1 onde azarões levam a melhor, mas há uma boa explicação para isso.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

Setembro foi o melhor mês em vendas da retomada, após a fase mais aguda da pandemia da Covid-19. E as empresas e grandes frotistas parecem ter voltado às compras.

De acordo com números fornecidos pela Mobiauto, 76,3 % dos emplacamentos da Fiat Strada em setembro foram feitos em nome de empresas, por venda direta. No VW Gol a proporção é ainda maior: 77,5%. No varejo, onde está o consumidor comum, a Fiat Strada só teve 2.810 emplacamentos (ante 11.873), o que a colocaria na 13° posição. O Gol, com 2.052, ficaria em 19°.

Continua após a publicidade
Produção do Gol é, majoritariamente, destinada a empresas (Divulgação/Volkswagen)

O resultado da Fiat Strada também tem uma explicação produtiva. Na modalidade de vendas diretas, o pedido do carro é feito e só então entra na fila para ser produzido. Até chegar ao cliente leva, em média, 60 dias. E a Strada completou dois meses à venda em setembro. Para pessoa física, porém, a fila de espera está variando entre 30 e 40 dias.

E há um ponto curioso. De acordo com o diretor da marca Fiat na FCA, Herlander Zola, por mais que as empresas usem a Strada para trabalho, as vendas vem sendo dominadas pela nova geração da picapinha. A antiga, representada pela versão Hard Working com cabine simples, representa menos de 6% das vendas.

Por mais que o grande destaque da nova geração da Strada ser seu lado automóvel reforçado, principalmente na versão topo de linha Volcano, a que mais vende é a básica Endurance 1.4 com cabine simples: 34,3 % das vendas são dela. A Volcano detém 23,2%.

No Volkswagen Gol, o maior mix de vendas é, de longe, da versão 1.0, com 70,3%.

Público do Chevrolet Onix é de pessoas físicas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

No outro lado da história está o Chevrolet Onix, que tem vantagem de 34.536 unidades sobre o Hyundai HB20 no ano e deverá chegar ao fim de 2020 líder em vendas sem grandes problemas. O detalhe é que no varejo ele ainda é líder e o Hyundai HB20 ainda aparece como vice.

Dos 11.701 hatches da Chevrolet, 9.561 foram registrados em nome de pessoa física. Representa 81,7% do total. No caso do HB20 a proporção é maior: 85,6%. É curioso notar que, nos dois casos, quem domina as vendas também são as versões mais em conta. O Onix LT2 com motor 1.0 aspirado de 82 cv tem fatia de 18,7%. Já o modesto HB20 Sense fica com 39% das unidades que deixam as concessionárias.

Na tabela abaixo, ranqueada pelos 30 carros mais vendidos no varejo, é possível observar claramente quais modelos são mais requisitados para o trabalho – pesado ou mesmo transporte de passageiros.

Posição Modelo Varejo Venda direta Total Geral
1 ONIX 9.561 2.140 11.701
2 HB20 7.350 1.215 8.565
3 ONIX PLUS 5.269 1.824 7.093
4 ARGO 4.193 3.792 7.985
5 KA 3.984 1.972 5.956
6 CRETA 3.923 1.479 5.402
7 TRACKER 3.122 3.283 6.405
8 HR-V 2.937 377 3.314
9 NIVUS 2.871 332 3.203
10 POLO 2.838 522 3.360
11 STRADA 2.810 9.063 11.873
12 COROLLA 2.751 585 3.336
13 MOBI 2.626 2.821 5.447
14 KWID 2.587 1.422 4.009
15 CIVIC 2.113 183 2.296
16 T CROSS 2.064 2.665 4.729
17 GOL 2.052 7.082 9.134
18 HILUX 2.010 1.569 3.579
19 TORO 1.971 3.609 5.580
20 VIRTUS 1.546 1.631 3.177
21 KICKS 1.399 2.626 4.025
22 RENEGADE 1.272 4.476 5.748
23 SANDERO 1.138 1.657 2.795
24 KA SEDAN 1.024 1.313 2.337
25 COMPASS 978 5.064 6.042
26 S10 872 2.277 3.149
27 FIORINO 432 1.661 2.093
28 SAVEIRO 240 2.811 3.051
29 VOYAGE 139 2.354 2.493
30 UNO 120 3.214 3.334

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.