VW fatura R$ 1,5 bilhão com Tera em 50 minutos e versão de R$ 99.990 esgota
Volkswagen manteve concessionárias abertas para o início das vendas oficial e vendeu 12.000 carros em menos de uma hora
Por Nicolas Tavares
Atualizado em 6 jun 2025, 10h36 - Publicado em 6 jun 2025, 10h35
Volkswagen Tera High com pacote Outfit The Town (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A Volkswagen aposta muito no Tera, a ponto de acreditar que é o carro que pode levar a marca de volta à liderança do mercado brasileiro. Se a primeira hora servir como um exemplo do que está por vir, a fabricante tem muito o que comemorar, pois vendeu 12.000 unidades do SUVcompacto nos primeiros 50 minutos após o início da comercialização do modelo, na noite de ontem (5).
Para fazer o máximo de barulho possível com o lançamento, a Volkswagen optou por uma estratégia diferente, realizando o que chama de “Open Doors”, mantendo as 472 concessionárias abertas além do horário normal enquanto começava as vendas simultaneamente em todo o país, às 18h50.
2/50 Versão High com pacote Outfit é a mais completa do Tera (Fernando Pires/Quatro Rodas)
3/50 Cor prata lunar volta ao catálogo da Volks após alguns anos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
4/50 Vista lateral mostra como o Tera dispensou os fortes vincos cortando a lateral (Fernando Pires/Quatro Rodas)
5/50(Fernando Pires/Quatro Rodas)
6/50 Traseira tem pouca relação com outros carros da Volkswagen (Fernando Pires/Quatro Rodas)
7/50 Sensor de estacionamento fica na grade dianteira (Fernando Pires/Quatro Rodas)
8/50 Refletores laterais dão a impressão de que a traseira é alta (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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10/50 A barra que interliga as lanternas não é iluminada, só tem uns vincos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
11/50 Iluminação fica vertical ao pisar no freio (Fernando Pires/Quatro Rodas)
12/50 Lanternas com luzes de posição acesas: seta e ré não são de leds (Fernando Pires/Quatro Rodas)
13/50 Tomadas de ar laterais do Tera são funcionais (Fernando Pires/Quatro Rodas)
14/50 Faróis full led são de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)
15/50(Fernando Pires/Quatro Rodas)
16/50 Teto tem relevos, é completamente diferente do Polo e do Nivus (Fernando Pires/Quatro Rodas)
17/50 Rodas aro 17 diamantadas e com fundo preto (Fernando Pires/Quatro Rodas)
18/50 Volante, quadro de instrumentos digital e controle do ar-condicionado são bem conhecidos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
19/50 Painel tem textura exclusiva (Fernando Pires/Quatro Rodas)
20/50 Quadro de instrumentos digital de 10,25" (Fernando Pires/Quatro Rodas)
21/50 Controles dos assistentes de segurança opcionais (Fernando Pires/Quatro Rodas)
22/50 Central VW Play Connect é a mesma do Nivus 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
23/50 Ar-condicionado automático digital de uma zona (Fernando Pires/Quatro Rodas)
24/50 Espaço dianteiro do Volkswagen Tera (Fernando Pires/Quatro Rodas)
25/50 Espaço traseiro é equivalente ao de um Polo e só há bolso de celular atrás do encosto dianteiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)
26/50(Fernando Pires/Quatro Rodas)
27/50 Encosto dos bancos dianteiros são inteiriços, como no Up! e no Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
28/50 USBs dianteiros ficam ao lado do câmbio (Fernando Pires/Quatro Rodas)
29/50 Porta-copos pode ser configurado de acordo com a necessidade do cliente (Fernando Pires/Quatro Rodas)
30/50 Há espaço para dois celulares, mas apenas um lado tem carregamento sem fio (Fernando Pires/Quatro Rodas)
31/50 Capacidade não foi divulgada, mas é menor que os 415 l do Nivus (Fernando Pires/Quatro Rodas)
32/50 O "TT" na numeração de chassi é de "Tera Taubaté" (Fernando Pires/Quatro Rodas)
33/50 Alavanca de câmbio é a mesma do T-Cross (Fernando Pires/Quatro Rodas)
34/50 Apoio de braço é ajustável, mas fica preso ao banco do motorista (Fernando Pires/Quatro Rodas)
35/50(Fernando Pires/Quatro Rodas)
36/50 Detalhe da textura dos plásticos da carroceria (Fernando Pires/Quatro Rodas)
37/50 Outro easter egg dentro do porta-malas do Tera (Fernando Pires/Quatro Rodas)
38/50 Há duas portas USB-C atrás, com batimentos cardíacos estilizados logo abaixo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
39/50 Estepe é de uso temporário (Fernando Pires/Quatro Rodas)
40/50(Fernando Pires/Quatro Rodas)
41/50(Fernando Pires/Quatro Rodas)
42/50 Motor 170 TSI tem 116 cv e 16,8 kgfm de torque (Fernando Pires/Quatro Rodas)
43/50 Capacidade não foi divulgada, mas é menor que os 415 l do Nivus (Fernando Pires/Quatro Rodas)
44/50 Silhueta do Fusca, do Gol e do Tera é estilizada no vidro traseiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)
45/50 Detalhe mostra o prolongamento entre o chassi e o topo do para-lamas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
46/50 Porta-malas da versão High (Fernando Pires/Quatro Rodas)
47/50 Retrovisor é exclusivo, com área maior para o repetidor de seta (Fernando Pires/Quatro Rodas)
48/50(Fernando Pires/Quatro Rodas)
49/50 Base do para-choque traseiro tem elemento preto brilhante (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Versões mais vendidas do Volkswagen Tera
Como esperado, a versão de entrada com preço promocional de R$ 99.990 já esgotou. O lote era de apenas 999 unidades e, com o seu fim, o Tera MPI agora custa R$ 103.990, em uma faixa de preço acima do Fiat Pulse (que parte de R$ 98.990), porém abaixo do Renault Kardian (com preço inicial de R$ 112.690 na tabela oficial).
Segundo a Volkswagen, a versão mais vendida foi a High, justamente a mais cara e que custa R$ 139.990, chegando a R$ 142.290 ao adicionar o pacote Outfit. É uma movimentação comum em pré-vendas, com os clientes procurando mais a configuração topo de linha. Veja como ficou a participação de cada versão nas vendas:
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Tera High – 41%
Tera Comfort – 28%
Tera MPI – 20%
Tera TSI MT – 11%
Fazendo os cálculos proporcionais, as concessionárias Volkswagen faturaram R$ 1.509.483.200 em 50 minutos vendendo apenas o Volkswagen Tera.
Esta quantidade será um impulso bem grande para a Volkswagen, que pode até subir para a 1ª colocação entre as marcas. Em maio, a Fiat liderou as vendas com 46.098 unidades emplacadas, enquanto a fabricante alemã fechou o mês com 37.202 veículos, uma diferença de 8.896 carros. Tudo dependerá do quanto o Tera canibalizou de vendas de outros modelos como Polo, Nivus e T-Cross.
–(Divulgação/Volkswagen)
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A possibilidade existe. O primeiro Tera foi vendido para Daniela Miranda, de Santana do Parnaíba (SP) e, curiosamente, escolheu o carro para substituir o seu T-Cross.
Como é o Tera?
Posicionado como o SUV de entrada da empresa, abaixo do T-Cross e do Nivus, o Tera irá disputar espaço diretamente com o Fiat Pulse e o Renault Kardian. É um segmento que tem crescido consideravelmente e que ainda vai receber mais concorrentes, como o Honda WR-V e Toyota Yaris Cross, ambos com estreia marcada para este ano; e um novo crossover baseado no Chevrolet Onix, previsto para 2026.
Volkswagen Tera High com pacote Outfit The Town (Fernando Pires/Quatro Rodas)
As dimensões do VW Tera são semelhantes às de Pulse e Kardian: tem 4,15 metros de comprimento, 1,78 m de largura (1,99 m com espelhos), 1,50 de altura e 2,57 m de entre-eixos. Ou seja, ele é maior do que os rivais em comprimento, mas mais baixo. No entre-eixos, é maior do que o Fiat, porém menor do que o Renault. Seu porta-malas é de 350 litros.
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Volkswagen Tera High TSI AT Outfit The Town – R$ 142.990
O VW Tera mais barato, MPI, é o único com motor 1.0 aspirado de 84/77 cv (etanol/gasolina) e 10,3/9,6 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas. De acordo com a VW, o Tera mais fraco chega aos 100 km/h em 13,8 s com etanol e em 14,3 s com gasolina. A velocidade máxima é de 162 km/h.
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Em seguida, o Tera TSI tem o motor 1.0 turbo (170 TSI) de 116/109 cv (etanol/gasolina) e 16,8 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas. É a versão mais rápida do Tera, com 0 a 100 km/h oficial de 10,1 s com etanol e 10,2 s com gasolina. A velocidade máxima é de 187 km/h.
Por último, as versões Comfort e High (vale lembrar, sem o sobrenome “line”) têm o mesmo motor 1.0 turbo, mas com câmbio automático de seis velocidades. Seu 0 a 100 km/h oficial de 11,7 s com etanol e 11,8 s com gasolina. A velocidade máxima é de 184 km/h.
Chevrolet S10 100 Anos é a MAIS OFF-ROAD da linha, mas não a MAIS COMPLETA
Que a Chevrolet S10 100 Anos inicia as comemorações do centenário da marca no Brasil, nós falamos aqui na QUATRO RODAS. Nesta segunda oportunidade, o foco será outro: andamos na picape, cujas novidades vão além dos adesivos e da pintura exclusiva, e a tornam a versão mais capaz para o off-road disponível atualmente.
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