Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW explica como o novo Polo quer se tornar o compacto mais seguro

Sexta geração do Polo terá mesma estrutura do europeu e quatro airbags de série

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 ago 2017, 20h15 - Publicado em 24 ago 2017, 20h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW explica como o novo Polo quer se tornar o compacto mais seguro
    Maquete em clay tem tamanho real do Polo (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A apresentação do Volkswagen Polo em partes continua. Depois de nos proporcionar um test-drive, revelar equipamentos e anunciar o início da produção, mostrou detalhes de segurança e ainda as diferenças de design entre o carro nacional. Tudo isso sem mostrar o Polo por completo

    Explico: o que a Volks apresentou aos jornalistas foi uma maquete em tamanho real feita de argila sintética (cuja matéria prima principal é enxofre), além de desenhos que retratam fielmente o carro. Mas o Polo de verdade, feito de lata, plástico e borracha (não necessariamente nesta ordem) só será revelado no lançamento, dentro de um mês.

    Mas as vendas terão início apenas em novembro.

    20170824_114950
    Por este ângulo o Polo brasileiro é igual ao europeu (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A forma mais fácil de reconhecer o novo Polo fabricado em São Bernardo do Campo (SP) é olhando para o para-choque dianteiro. Por aqui a peça terá área preta sem pintura acima da tomada de ar central, que se encontra com vincos que nascem nos faróis. Visualmente, parece que o carro ganha uma boca. A tomada de ar, porém, não aumenta.

    Continua após a publicidade
    Novo Polo – linhas dianteiras
    Frente do Polo nacional tem uma “boca” no centro do para-choque (Divulgação/Volkswagen)
    Novo Polo_gerações
    Desenho (sketch) ajuda a ter ideia do design definitivo do Polo (Divulgação/Volkswagen)

    As alterações são puramente estéticas. Diz a Volks que é para dar ar mais esportivo, algo que teria sido pedido pelos clientes brasileiros em pesquisas preliminares.

    Novo Polo – detalhe 3
    Lanternas do Polo nacional não terão leds (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    Já havíamos falado que nosso Polo terá conjunto óptico diferente, com faróis de duas parábolas sem leds diurnos e lanternas também sem leds. Agora, sabe-se que luzes diurnas de leds estão ao lado dos faróis de neblina e estarão disponíveis a partir da versão intermediária.

    20170824_113226
    Painel da versão Highline: parte superior preta, inferior clara e quadro de instrumentos digital (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Por dentro, nada de plásticos da cor da carroceria como no Polo europeu. O interior muda de acordo com a versão. Na de entrada, sem nome, o painel tom de cinza claro. Na seguinte, Comfortline, os plásticos escurecem um pouco e na topo de linha, Highline, a parte superior do painel é preta e a inferior, cinza claro.

    A forração dos bancos também muda de acordo com a versão e couro sintético será opcional na mais cara.

    Continua após a publicidade

    O mais seguro?

    A Volkswagen também mostrou unidades do Polo brasileiro submetidos a testes de colisão em seu próprio laboratório. Mas não esconde que está patrocinando os testes do Latin NCAP. Em outras palavras, fornecerá carros (que serão escolhidos pelo Latin NCAP sob regras predefinidas) para a realização dos testes oficiais.

    VW explica como o novo Polo quer se tornar o compacto mais seguro
    Imagem mostra a distribuição dos tipos de aço no monobloco do Polo (Divulgação/Volkswagen)

    Na verdade, este era o ensejo para falar mais da estrutura do Polo. Como no Up! e no Golf, há aços de ultra-alta resistência e conformados a quente em pontos chave do monobloco. No Polo, os conformados a quente (roxos no infográfico acima), que são mais caros e exigem ferramental próprio, respontem por 18,5% dos aços.

    Os aços de ultra-resistência, em vermelho, são usados até mesmo na estrutura dos bancos. Soldas dos bancos e de partes da carroceria são a laser, o que torna a montagem mais precisa e resistente.

    Continua após a publicidade

    Segundo a VW, a disposição dos aços é rigorosamente igual à do modelo europeu – uma leve cutucada em outras montadoras que trazem para o Brasil modelos com estrutura simplificada em relação aos equivalentes do hemisfério norte.

    VW explica como o novo Polo quer se tornar o compacto mais seguro
    Este seria o efeito da colisão do Polo a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro veículo (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    20170824_110518
    Estado do Polo após impacto lateral a 50 km/h, em teste feito nas instalações da VW (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Ainda falando de segurança, o Volkswagen Polo terá de série airbags frontais e laterais (totalizando quatro) sistema Isofix e controle de tração (M-ABS). Versões com motor 1.0 TSI terão controle de estabilidade (ESC) – opcional nos com motores 1.0 MPI e 1.6 16V MSI, aspirados – e freios a disco nas quatro rodas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.