VW começa produção do Polo e confirma Virtus, SUV e picape

Configuração brasileira do Polo terá motores 1.0 MPI, 1.6 MSI 16V e 1.0 TSI

Plataforma modular Volkswagen MQB

 (divulgação/Volkswagen)

Em evento realizado hoje em sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), a VW confirmou um investimento de R$ 2,6 bilhões na fabricação do novo Polo (a partir desta semana, com apresentação agendada para setembro e entregar para clientes só em novembro) e do futuro sedã intermediário Virtus (que chega ao mercado no primeiro trimestre de 2018).

O Polo brasileiro terá suspensão 20 mm mais alta que o modelo europeu, com ajuste distinto para suportar as condições brasileiras, incluindo uma barra estabilizadora dianteira mais espessa.

Ele também terá um design frontal diferente do europeu – segundo a VW, resultado de clínicas realizadas com clientes brasileiros. Serão três opcões de motores: 1.0 MPI, 1.6 MSI 16V e 1.0 TSI, com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.

Hatch terá diferenças visuais em relação ao modelo europeu

Hatch terá diferenças visuais em relação ao modelo europeu (divulgação/Volkswagen)

QUATRO RODAS já andou no 1.0 TSI, que deve constituir as versões mais sofisticadas. Na calibração dedicada ao Polo, ele produz 128 cv e 20,4 mkgf, e pela primeira vez (no Brasil) é integrado à transmissão automática Tiptronic de seis marchas.

Durante a visita à fábrica, flagramos a etiquetagem da versão com motor 1.0 MPI e câmbio manual de seis marchas. Pelas normas do Inmetro, o Polo de entrada terá consumo de etanol de 8,7 km/l na cidade e 10,0 km/l na estrada. Com gasolina, as marcas sobem para 12,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

Unidades equipadas com o motor 1.0 MPI dividiam a linha de montagem com a Saveiro

Unidades equipadas com o motor 1.0 MPI dividiam a linha de montagem com a Saveiro (Vitor Matsubara/Quatro Rodas)

A Volks também confirma que, dentro da estratégia de uso da plataforma modular MQB, lançará no futuro próximo um SUV compacto (o T-Roc, que será apresentado mundialmente em setembro) e uma nova picape de porte intermediário, para concorrer com a Fiat Toro.

Lançamento comercial do Polo acontecerá em novembro

Lançamento comercial do Polo acontecerá em novembro (Vitor Matsubara/Quatro Rodas)

Polo terá três opções de motorização: 1.0 MPI, 1.0 TSI e 1.4 TSI

Polo terá três opções de motorização: 1.0 MPI, 1.0 TSI e 1.4 TSI (Vitor Matsubara/Quatro Rodas)

Discos de freio traseiros são a tambor se o Polo vier com motor 1.0 MPI

Discos de freio traseiros são a tambor se o Polo vier com motor 1.0 MPI (Vitor Matsubara/Quatro Rodas)

A meta da empresa no país será investir nada menos que R$ 7 bilhões para renovar completamente sua linha de produtos até 2020.

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  1. Renato Duarte

    Esse novo polo não passa de um concorrente direto do HB20. Se vier mais caro vende menos.

  2. Luiz Gonçalves

    Avisem o estagiário que não existe “Discos de freio traseiros a tambor”

  3. Claudionor Nepomuceno

    Deveriam fazer também uma perua pra substituir a Spacefox.

  4. O novo Polo até pode não ser o supra sumo da categoria, mas foi pensado na Europa, para os alto padrões deles, e visando um mercado muito mais amplo que nossas jabuticabas, logo comparar com Onix, HB20 ou até mesmo com o Argo é no mínimo piada de mal gosto