Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
É HOJE! Black das Blacks com preço absurdo

Volvo XC90 aprimora sistema semi-autônomo na linha 2017

Já à venda por R$ 346.900 iniciais, o SUV ficou (ainda) mais tecnológico

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 21h53 - Publicado em 25 out 2016, 17h14
Volvo XC90
Sem alterações visuais, o SUV ficou mais tecnológico ()

A Volvo iniciou as vendas da linha 2017 do XC90, que tem como destaque a segunda geração do sistema semi-autônomo Pilot Assist. Disponível em duas versões de acabamento, ele custa entre R$ 346.900 e R$ 403.900.

Sem novidades visuais, o XC90 aposta em tecnologia. A configuração de entrada, Momentum (R$ 346.900), tem bancos dianteiros com regulagens elétricas e aquecimento, assistente de estacionamento automático, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado de quatro zonas, conjunto óptico full-led, assistente de mudança de faixa, detector de sonolência, quadro de instrumentos digital, seletor de modos de condução (Comfort, Eco, Dynamic e Off-Road), rodas de 19 polegadas, terceira fileira de bancos e central multimídia com GPS e tela de 9 polegadas.

Continua após a publicidade
Volvo XC90
Sistema semi-autônomo agora funciona até 130 km/h (Divulgação/Volvo)

A versão mais cara, Inscription (R$ 403.900), adiciona conjunto de suspensão com ajuste de altura, apoios laterais dos bancos ajustáveis e com ventilação, bancos traseiros com aquecimento, teto solar panorâmico, head-up display, alerta de tráfego lateral, pontos cegos e colisão traseira, sistema de visão 360°, sistema de áudio Bowers & Wilkins com 1.400 watts e 19 alto-falantes, além de insertos cromados e rodas aro 20.

Quem se destaca na linha 2017 é a segunda geração do Pilot Assist, assistente semi-autônomo de direção (como no Mercedes Classe E), que passa a funcionar a até 130 km/h (ante os 50 km/h máximos anteriormente), ou seja, tanto em rodovias, quanto no trânsito pesado dos centros urbanos. Por meio de sensores e câmeras, o sistema mantém o veículo na faixa de rolagem (desde que bem demarcada) a uma distância segura do veículo à frente, acelerando e freiando, de acordo com a velocidade estabelecida pelo motorista. Vale ressaltar, porém, que o equipamento atua apenas como um assistente e não substitui o motorista.

Continua após a publicidade
Volvo XC90
Central multimídia com tela de 9 polegadas é de série desde a versão de entrada ()

O XC90 também é equipado com uma tecnologia que aciona os freios, automaticamente, caso o motorista tente cruzar a frente de outro veículo que venha na direção contrária. Além de parar o carro para evitar ou diminuir o impacto da colisão, o SUV tensiona os cintos de segurança e altera as configurações do banco para evitar lesões no pescoço. 

As duas configurações do modelo permanecem equipadas com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros da família Drive-E, que rende 320 cv e 40,8 mkgf. A transmissão é automática de oito velocidades.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.