Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Volvo tem progresso na direção autônoma

Tecnologia que permite com que o automóvel trafegue sem intervenção do motorista usa componentes atuais dos veículos da marca

Por Márcio Murta Atualizado em 9 nov 2016, 12h04 - Publicado em 26 set 2012, 15h52
tecnologia

A Volvo anunciou ter obtido evolução no desenvolvimento de seu sistema de direção autônoma – em que o veículo acelera, freia e realiza curvas até a chegada do seu destino, sem a ação do motorista. O sistema em questão está sendo implementado pelo SARTRE (Safe Road Trains for the Environment), projeto criado pela marca sueca e um grupo de parceiros, para diminuir o nível de acidentes com automóveis a zero.

Para funcionar, a tecnologia de direção autônima utiliza diversas tecnologias já implementadas no veículo da marca nos dias de hoje, como o piloto automático auto adaptativo (que regula a distância e a velocidade com base no automóvel à frente), City Safety (conjunto de câmeras e radar para detectar obstáculos nas vias), Lane Keeping Aid (tecnologia que faz a leitura das faixas da via e auxilia o motorista a se manter dentro das mesmas), Blind Sport Information System (aviso de obstáculos nos pontos cegos), além do Park Assist (piloto automático para balizas)

Unindo todas essas tecnologias com implementações, os automóveis podem se detectar e se conectar, para que ocorra a formação de comboios. No momento, os veículos de teste podem ser utilizados em velocidades de até 90 km/h sem a intervenção do motorista.

Segundo a Volvo, além do conforto, a tecnologia pode cortar o consumo de combustível em até 50% (dependendo da situação), uma vez que o computador decide a melhor forma de acelerar, evitando desperdícios. A marca também afirma que o sistema diminuirá o tempo de viagens, uma vez que organizará o trânsito e diminuirá congestionamentos.

Continua após a publicidade

Publicidade