Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Volkswagen Virtus estreia na China para aposentar o ‘novo’ Santana

Lavida XR é um Virtus com para-choque diferente e motor mais fraco, e estreia para substituir o Santana como VW mais barato da China

Por Lucas Parente
Atualizado em 3 abr 2024, 17h08 - Publicado em 17 Maio 2023, 17h19
vw-lavida-xr9
 (Divulgaç~;ao/Volkswagen)
Continua após publicidade

Com projeto originalmente concebido no Brasil para o mercado latino-americano, o Volkswagen Virtus já ganhou a Índia e agora chegará à China com poucas alterações, com outro nome. O Lavida XR tem muito do sedã compacto brasileiro e tem a missão de substituir até mesmo o VW Santana.

Fabricado pela joint venture SAIC-Volkswagen, o Virtus chinês será o carro de entrada da Volkswagen na China. Ao mesmo tempo, aposentará o Santana (uma variante do antigo Polo Sedan) e o Lavida de segunda geração (derivado do Skoda Octavia). O Lavida da terceira geração, que é um VW Jetta, segue à venda.

vw-lavida-xr3
(Divulgação/Volkswagen)

Para receber um novo nome, o VW Virtus ganhou um para-choque dianteiro exclusivo com pontos cromados flutuantes, apliques pretos e rodas de 16 polegadas exclusivas. As dimensões são basicamente as mesmas: 4,56 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,74 m de largura e 1,49 m de altura. O porta-malas é menor: 498 litros contra os 521 litros do modelo brasileiro.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
vw-lavida-xr4
(Divulgação/Volkswagen)

Na cabine, há seis airbags, quadro de instrumentos digital, central multimídia, frenagem automática de emergência, câmera de ré, acendimento automático dos faróis e até teto-solar (que não existe no Brasil, mas não há ar-condicionado automático nem mesmo como opcional.

vw-lavida-xr6
(Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Uma ausência notável é do motor 1.0 TSI, que no Brasil tem versões de 116 e 128 cv disponíveis, a depender da versão. No VW Lavida XR, o único motor é um 1.5 aspirado com 113 cv, sempre com câmbio automático de seis marchas.

vw-lavida-xr5
(Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

O início das vendas do Volkswagen Lavida XR está previsto para junho. Os preços ainda não foram anunciados, mas deverão ficar muito próximos do VW Santana, que parte dos US$ 12.600, ou R$ 62.200 ao câmbio atual. No Brasil, o VW Virtus parte dos R$ 103.990.

vw-lavida-xr2
VW Lavida XR e os Lavida da terceira geração (Divulgação/Volkswagen)

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.