Volkswagen Virtus estreia na China para aposentar o ‘novo’ Santana
Lavida XR é um Virtus com para-choque diferente e motor mais fraco, e estreia para substituir o Santana como VW mais barato da China
Com projeto originalmente concebido no Brasil para o mercado latino-americano, o Volkswagen Virtus já ganhou a Índia e agora chegará à China com poucas alterações, com outro nome. O Lavida XR tem muito do sedã compacto brasileiro e tem a missão de substituir até mesmo o VW Santana.
Fabricado pela joint venture SAIC-Volkswagen, o Virtus chinês será o carro de entrada da Volkswagen na China. Ao mesmo tempo, aposentará o Santana (uma variante do antigo Polo Sedan) e o Lavida de segunda geração (derivado do Skoda Octavia). O Lavida da terceira geração, que é um VW Jetta, segue à venda.
Para receber um novo nome, o VW Virtus ganhou um para-choque dianteiro exclusivo com pontos cromados flutuantes, apliques pretos e rodas de 16 polegadas exclusivas. As dimensões são basicamente as mesmas: 4,56 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,74 m de largura e 1,49 m de altura. O porta-malas é menor: 498 litros contra os 521 litros do modelo brasileiro.
Na cabine, há seis airbags, quadro de instrumentos digital, central multimídia, frenagem automática de emergência, câmera de ré, acendimento automático dos faróis e até teto-solar (que não existe no Brasil, mas não há ar-condicionado automático nem mesmo como opcional.
Uma ausência notável é do motor 1.0 TSI, que no Brasil tem versões de 116 e 128 cv disponíveis, a depender da versão. No VW Lavida XR, o único motor é um 1.5 aspirado com 113 cv, sempre com câmbio automático de seis marchas.
O início das vendas do Volkswagen Lavida XR está previsto para junho. Os preços ainda não foram anunciados, mas deverão ficar muito próximos do VW Santana, que parte dos US$ 12.600, ou R$ 62.200 ao câmbio atual. No Brasil, o VW Virtus parte dos R$ 103.990.