Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Já tem preço: Volkswagen Virtus parte de R$ 59.990

Versão sedã do Polo começa a chegar às concessionárias ainda em janeiro com preços entre R$ 59.990 e R$ 79.990

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 jan 2018, 19h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Já tem preço: Volkswagen Virtus parte de R$ 59.990
    Vinco lateral casou melhor com o Virtus do que com o Polo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A Volkswagen apresentou oficialmente o Virtus – a versão três-volumes do novo Polo. O sedã chega às lojas ainda este mês custando entre R$ 59.990 e R$ 79.990.

    Os preços revelam um ponto fraco da novidade. A opção topo de linha (Highline), equipada com motor 1.0 TSI e câmbio automático de seis marchas, é R$ 10.800 mais cara do que o Polo Highline – e ambos têm basicamente o mesmo conteúdo.

    Na versão Comfortline, a diferença cai para ainda salgados R$ 8.300 e para aceitáveis R$ 5.000 na configuração de entrada, 1.6.

    Já tem preço: Volkswagen Virtus parte de R$ 59.990
    Da frente até a coluna B, tudo igual ao Polo. Dali para trás, tudo diferente (e maior) (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Se você se encantou pelo Virtus das fotos, vale o aviso: completo, com pintura metálica, painel digital, rodas aro 17, couro, tela de 8 polegadas e outros itens menores, o preço deve passar dos R$ 85.000 (a VW ainda não divulgou os preços da lista de equipamentos opcionais).

    Continua após a publicidade
    Painel digital é item opcional na versão Highline
    Painel digital é item opcional na versão Highline (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Com medidas generosas, o Virtus é um carro de presença. As carrocerias hatch e sedã da geração anterior do Polo brasileiro (lançada em 2002) tinham os mesmos 246 cm entre os eixos e nenhuma jamais figurou entre os carros mais vendidos de seus respectivos segmentos.

    Ainda que a duras penas, a Volkswagen parece ter aprendido a lição. Para começar, adotou uma estratégia diferente da Fiat ao esticar o seu hatch.

    Em vez de manter o entre-eixos e adaptar portas traseiras, teto e porta-malas, engenheiros e designers alemães e brasileiros se valeram da modularidade da plataforma MQB e alteraram também o entre-eixos (de 256,5 cm para 265,1 cm).

    Continua após a publicidade

    Com 448,2 cm de comprimento, 175,1 cm de largura e 147,2 cm de altura, o Virtus impressiona pelo porte quando comparado a rivais veteranos, como Hyundai HB20S (423 x 168 x 147 cm) e Prisma (428,2 x 170,5 x 147,8 cm).

    Já tem preço: Volkswagen Virtus parte de R$ 59.990
    Perfil lembra o Jetta de nova geração (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    E, especialmente na versão Highline completa, o interior também é de encher os olhos. Assim como no Polo, o acabamento é elogiável. O motorista tem a seu dispor volante, banco e retrovisores com grande amplitude e facilidade de ajuste, o que permite o uso compartilhado por pessoas de estaturas bem diferentes.

    Cabine se destaca pela elevada qualidade de materiais e montagem
    Cabine se destaca pela elevada qualidade de materiais e montagem (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Mas conforto de verdade tem quem viaja no banco traseiro. Ainda que os dianteiros estejam totalmente recuados, as pernas não são espremidas. O espaço para cabeça e na altura dos ombros e cotovelos também é bom.

    Melhor que isso, só se o assoalho fosse plano na região central, como no Honda City – que também briga entre os sedãs compactos e receberá um facelift até março.

    Espaço interno traseiro é um dos pontos fortes do Virtus
    Espaço interno traseiro é um dos pontos fortes do Virtus (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O porta-malas, com 521 litros, está entre os maiores do segmento. Bastante ampla, a boca do compartimento facilita a acomodação de objetos volumosos. Se estiver equipado com a prancha (opcional), que permite a elevação do fundo, melhor ainda.

    Continua após a publicidade

    Ao volante, a maciez da suspensão notada no Polo se repete, muito embora a melhor distribuição de massa do sedã tenha atenuado a forte tendência de saídas de frente.

    A posição de dirigir é confortável e a maciez da suspensão notada no Polo se repete
    A posição de dirigir é confortável e a maciez da suspensão notada no Polo se repete (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Ficha Técnica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.