Dois anos depois de sair de linha no Brasil, o Volkswagen Up! saiu de linha na Europa. Poucos dias separaram o fim da versão esportiva GTi para o encerramento da produção de todas as outras versões do subcompacto, inclusive a versão elétrica.
Desde que foi anunciado em 2011, o menor carro da Volkswagen teve seus altos e baixos nas vendas. Mas dá para dizer que ele caiu no gosto do europeu, principalmente com as variantes esportiva e elétrica.
Com motor 1.0 turbo de 115 cv e 20 kgfm e apenas 1.070 kg, o Up! GTi oferecia uma boa dose de esportividade para aqueles que não queriam abrir mão da praticidade de um carro urbano. Tinha 10 cv a mais que o Up! TSI vendido no Brasil e o câmbio de seis marchas com relações encurtadas ajudava o compacto a ter o bom desempenho, chegando a 196 km/h de velocidade máxima e fazendo de zero a 100 km/h em 8,8 s.
Já o Volkswagen e-Up!, a versão elétrica que por algum tempo foi cotada para vir ao Brasil, estreou na Europa em 2013, mas não agradou logo de cara. Depois de uma revisão em 2019, o modelo passou de 160 km para 260 km de autonomia e teve seu preço reduzido. Isso foi o suficiente para alavancar suas vendas.
Porém, no final de 2020, a Volks foi obrigada a encerrar os pedidos do elétrico devido a crise de componentes. A produção do e-Up! só foi retomada em 2022 e agora, cerca de um ano depois, será encerrada definitivamente. Também em 2022, o compacto foi lançado no Uruguai, o que gerou grandes esperanças de vê-lo por aqui também, mas infelizmente isso não ocorrerá.
Nos seus doze anos de história, o Up! alcançou a marca de 973.584 unidades vendidas na Europa. Isso contando apenas com as versões de motor a combustão. Se levar em consideração o elétrico, são mais de um milhão de vendas, fazendo dele um dos compactos mais bem sucedidos da história da Volkswagen. Aos consumidores, restam apenas as unidades em estoque.
O VW Up! ainda teve derivados, o Seat Mii e o Skoda Citigo, todos fabricados na cidade de Bratislava, na Eslováquia. Mas nenhum outro carro usou sua plataforma PQ12, que havia sido concebida com alguma intenção de gerar derivados.
No Brasil, o Up! teve uma vida um pouco mais curta. Ele chegou em 2014 para ser o modelo de entrada da VW e não agradou muito o consumidor de cara. O sucesso só veio no ano seguinte, com a chegada da versão TSI que trazia o motor 1.0 turbo de 105 cv, mais rápido e econômico que o aspirado.
Em 2021 veio o anúncio de que o Up! seria descontinuado por aqui. O motivo seria a introdução do Polo Track na linha de montagem da fábrica de Taubaté (SP). Na época, a Volkswagen disse que tudo fazia parte da estratégia de renovação de produtos da marca, que também foi responsável pelo fim de Fox, Gol e Voyage.