Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volkswagen Up! sai de linha na Europa e marca o fim definitivo do compacto

No mercado europeu por 13 anos, o Up! viveu altos e baixos em sua história, mesmo assim, se tornou um dos compactos mais vendidos da história da VW

Por João Vitor Ferreira
29 jan 2023, 22h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dois anos depois de sair de linha no Brasil, o Volkswagen Up! saiu de linha na Europa. Poucos dias separaram o fim da versão esportiva GTi para o encerramento da produção de todas as outras versões do subcompacto, inclusive a versão elétrica. 

    Publicidade

    Desde que foi anunciado em 2011, o menor carro da Volkswagen teve seus altos e baixos nas vendas. Mas dá para dizer que ele caiu no gosto do europeu, principalmente com as variantes esportiva e elétrica.

    Publicidade

    Com motor 1.0 turbo de 115 cv e 20 kgfm e apenas 1.070 kg, o Up! GTi oferecia uma boa dose de esportividade para aqueles que não queriam abrir mão da praticidade de um carro urbano. Tinha 10 cv a mais que o Up! TSI vendido no Brasil e o câmbio de seis marchas com relações encurtadas ajudava o compacto a ter o bom desempenho, chegando a 196 km/h de velocidade máxima e fazendo de zero a 100 km/h em 8,8 s.

    Friso vermelho na base da tampa do porta-malas
    Friso vermelho na base da tampa do porta-malas (Divulgação/Volkswagen)

    Já o Volkswagen e-Up!, a versão elétrica que por algum tempo foi cotada para vir ao Brasil, estreou na Europa em 2013, mas não agradou logo de cara. Depois de uma revisão em 2019, o modelo passou de 160 km para 260 km de autonomia e teve seu preço reduzido. Isso foi o suficiente para alavancar suas vendas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    up
    O banco tem tecido xadrez, como manda a tradição dos GTI (Divulgação/Volkswagen)

    Porém, no final de 2020, a Volks foi obrigada a encerrar os pedidos do elétrico devido a crise de componentes. A produção do e-Up! só foi retomada em 2022 e agora, cerca de um ano depois, será encerrada definitivamente. Também em 2022, o compacto foi lançado no Uruguai, o que gerou grandes esperanças de vê-lo por aqui também, mas infelizmente isso não ocorrerá.

    Dois VW e-Up!, um azul e outro amarelo carregando vistos de frente
    O e-Up não foi um sucesso imediato, mas bastou um aumento na autonomia e uma redução nos preços para suas vendas dispararem na Europa (Divulgação/Volkswagen)

    Nos seus doze anos de história, o Up! alcançou a marca de 973.584 unidades vendidas na Europa. Isso contando apenas com as versões de motor a combustão. Se levar em consideração o elétrico, são mais de um milhão de vendas, fazendo dele um dos compactos mais bem sucedidos da história da Volkswagen. Aos consumidores, restam apenas as unidades em estoque.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O VW Up! ainda teve derivados, o Seat Mii e o Skoda Citigo, todos fabricados na cidade de Bratislava, na Eslováquia. Mas nenhum outro carro usou sua plataforma PQ12, que havia sido concebida com alguma intenção de gerar derivados.

    No Brasil, o Up! teve uma vida um pouco mais curta. Ele chegou em 2014 para ser o modelo de entrada da VW e não agradou muito o consumidor de cara. O sucesso só veio no ano seguinte, com a chegada da versão TSI que trazia o motor 1.0 turbo de 105 cv, mais rápido e econômico que o aspirado.

    VW e-Up! elétrico vermelho com posto de carregamento
    O elétrico até chegou a ser introduzido no Uruguai, mas não veio para o Brasil (Divulgação/Volkswagen)

    Em 2021 veio o anúncio de que o Up! seria descontinuado por aqui. O motivo seria a introdução do Polo Track na linha de montagem da fábrica de Taubaté (SP). Na época, a Volkswagen disse que tudo fazia parte da estratégia de renovação de produtos da marca, que também foi responsável pelo fim de Fox, Gol e Voyage.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.