Volkswagen Tera supera Polo e recebe cinco estrelas em segurança
Enquanto o hatch ganhou apenas três estrelas, o SUV compacto conseguiu cinco estrelas no teste de colisão do Latin NCAP

O Volkswagen Tera já foi avaliado pelo Latin NCAP, organização não-governamental que testa a segurança dos veículos vendidos na América Latina e Caribe. O SUV compacto teve um desempenho mais próximo do Nivus e T-Cross, recebendo a nota máxima de cinco estrelas, ao invés de repetir o resultado do Polo, que obteve apenas três estrelas em seu último teste.
A avaliação tão rápida do Tera não chega a ser uma surpresa. A Volkswagen costuma patrocinar os testes do Latin NCAP para os seus modelos, fornecendo unidades para que passem pelo crash-test, algo permitido pelo protocolo da ONG.
No impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira móvel, o VW Tera mostrou um bom desempenho de modo geral, recebendo as notas “bom” e “adequado” na maior parte das medições. O pior resultado foi para o tórax do motorista, que foi considerado “marginal”, a nota intermediária. A organização afirma que a estrutura é estável e que suportaria um impacto mais forte.
O SUV compacto ainda se saiu bem no crash-test lateral contra barreira, perdendo apenas 0,01 ponto, mas não teve o mesmo resultado no teste de impacto lateral contra poste, mostrando uma proteção marginal na região do tórax. No geral, a proteção para adultos foi de 90%.
No caso da avaliação para crianças, a média final foi de 87% O Latin NCAP diz que todas as cadeirinhas utilizadas ofereceram proteção boa na região da cabeça, mas limitada na área do peito. Isso tirou alguns pontos na avaliação final.

A pior nota do Tera foi na proteção para pedestres, onde recebeu 76%. Embora tenha frenagem automática de emergência de série, o teste de impacto mostrou que tem muitas áreas perigosas na região das colunas A e na base do para-brisa. Também mostrou-se perigoso caso o pedestre bata contra a área dos faróis.
O último quesito é o de sistemas de segurança. Realizou o teste do alce a 95% com uma máquina realizando a manobra e 75% com um piloto humano, Perdeu pontos por ter um sensor de ponto cego apenas como opcional, assim como o assistente de faixa. Acabou com uma média final de 85%.