Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Volkswagen Tera é maior que o Nivus? Comparamos todas as medidas

O mesmo entre-eixos, mas carrocerias com medidas diferentes. Tiramos todas as medidas e descobrimos qual dos SUVs oferece mais espaço na cabine

Por João Vitor Ferreira
5 jun 2025, 08h14
Tera X Nivus
 (Fernado Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O Tera chegou para ser o irmão caçula entre os SUVs compactos da Volkswagen. Seu comprimento é de 4,14 m, ou seja, é 13 centímetros menor que o Nivus, que mede 4,27 m, sendo o maior entre os utilitários compactos da marca. Mas será que a diferença de espaço entre eles é tão grande assim?

Além de fazer o teste de desempenho que vocês já conhecem, com acelerações, frenagens, retomadas e consumo, QUATRO RODAS também sempre tira todas as medidas internas dos carros, para podermos saber exatamente o espaço que os ocupantes têm à disposição.

Volkswagen Tera High com pacote Outfit The Town
Volkswagen Tera High com pacote Outfit The Town (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nós fazemos três medições na parte dianteira e traseira da cabine. São elas:

  • A – é a largura total, medido de uma extremidade a outra da cabine;
  • B – é referente a altura, medida da base do banco até o teto. Quando o banco tem ajuste de altura, medimos ele na posição mais baixa e mais alta, depois tiramos a média;
  • C – é o espaço para as pernas. Na dianteira, a medição é feita da ponta do pedal do freio até a divisão entre encosto e assento. Na traseira, é da ponta do trilho do banco dianteiro até a divisão de encosto e assento. Assim como a medida B, também calculamos a média entre as duas posições mais extremas dos assentos.
Medições Quatro Rodas
(Acervo/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Com todos os detalhes explicados, vamos à comparação. Começando pela largura total da cabine, o Tera mede 1.495 mm de ponta a ponta na parte dianteira da cabine, e 1.380 mm na traseira. Já o Nivus é mais apertado na frente, medindo 1.490, porém, tem mais espaço para os passageiros da segunda fila, medindo 1.445 mm.

Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
Renovado na linha 2025, o Nivus recebeu melhorias aerodinâmicas sem mexer no motor 1.0 turbo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

É algo que não reflete exatamente a diferença de tamanho externo deles. O Tera é um pouco mais largo (1,77 m) que o Nivus (1,75 m), mas oferece menos espaço lateral para o banco traseiro. Mérito do design do SUV cupê, que tem uma seção traseira mais generosa.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Porém é o mesmo design cupê que compromete o espaço para a cabeça dos ocupantes do Nivus. São 980 mm de altura na dianteira e 940 mm na segunda fileira. Por outro lado, o Tera tem 985 mm de altura na frente e 960 mm na traseira.

Volkswagen Tera High com pacote Outfit The Town
Volkswagen Tera High com pacote Outfit The Town (Fernando Pires/Quatro Rodas)

E olha que a altura geral dos dois nem é tão diferente assim. O Nivus mede 1,49 m e o Tera 1,50 m.

Por fim chegamos no espaço para as pernas, medida interna muito influenciada pelo entre-eixos. Mas nesse caso, ambos estão na mesma: são 2,56 m nos dois casos, medida também compartilhada com o Polo.

Continua após a publicidade
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
Alinhado com os demais SUVs da Volkswagen, o Nivus agora tem lanterna interligadas por uma linha contínua em led (Fernando Pires/Quatro Rodas)

No banco traseiro, temos um empate. Os dois SUVs oferecem 890 mm de espaço para as pernas. Porém, o Tera é mais espaçoso na frente, com 1.000 mm — ou 1 m —, enquanto o Tera é um pouco mais apertado, com 995 mm. É uma diferença pequena, mas os mais altos irão senti-la.

E não podemos nos esquecer do porta-malas. Nesse caso, não há chances para o Tera. O Nivus oferece bons 415 L de espaço no bagageiro, enquanto o caçula tem meros 350 L.

Continua após a publicidade

Com isso, é possível afirmar que o Tera é um pouco mais espaçoso que o Nivus, já que oferece tem a cabine mais alta e oferece um pouco mais de espaço para as pernas e para os ombros na dianteira.

Por outro lado, o Nivus pode ser uma opção melhor para famílias que que usarão mais o banco traseiro — uma vez que sua largura é maior e o espaço para as pernas exatamente igual ao do ‘irmão’ —  e o porta-malas. Só fica devendo um pouquinho na altura, menor por conta do caimento da traseira.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.