Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Volkswagen ID.4 é novo elétrico ‘anti-Tesla’ alemão que pode vir ao Brasil

Novo ID.4 tem motor elétrico de 204 cv, tração traseira e chances de vir ao Brasil

Por Thiago Silva, Igor Macario
Atualizado em 23 set 2020, 21h07 - Publicado em 23 set 2020, 20h18
Volkswagen ID.4 é novo elétrico ‘anti-Tesla’ alemão que pode vir ao Brasil
ID.4 tem visual imponente e se destaca de restante da gama (Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen enfim mostrou por completo o segundo modelo de sua nova gama de elétricos, o crossover ID.4. O modelo usa a mesma plataforma modular MEB do hatch ID.3, mas tem proporções um bocado maiores, além de um visual inedito na gama Volkswagen.

O modelo, aliás, é cotado para ser o primeiro carro da linha de elétricos a vir ao Brasil, conforme QUATRO RODAS antecipou.

O ID.4, lançado como linha 2021, vem com um pacote de baterias de 82 kWh, maior do que rivais como Chevrolet Bolt, Kia Niro e até que o Ford Mustang Mach-E. Só que a autonomia fica na média desses modelos, chegando aos 402 km. Bolt e Kona rodam um pouco mais, encostando nos 420 km.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

O motor é o mesmo do ID.3, com 204 cv e 31,5 kgfm de torque enviados às rodas traseiras. Curiosamente, apesar da potência parecida, o motor do Volkswagen entrega bem menos torque que os rivais, que chegam a ultrapassar os 40 kgfm. Ao que tudo indica, quem quiser mais desempenho deverá esperar a versão com dois motores, capaz de entregar 306 cv e que virá com tração integral e modos esportivos.

Continua após a publicidade
2021-volkswagen-id.4-exterior-rear-quarter-studio
(Divulgação/Volkswagen)

Por fora, o ID.4 chama atenção pelo visual moderno e bem diferente dos SUVs convencionais da Volkswagen. As linhas têm curvas que remetem a modelos clássicos da marca e dão ao modelo um ar menos sisudo. Há lanternas de led e uma dianteira limpa, sem grade frontal. Um pacote opcional pode adicionar até mesmo iluminação ao logo na dianteira.

Dentro, o tema futurista continua, com o interior herdado do ID.3. À frente do motorista, uma relativamente pequena tela de 5,3 polegadas serve aos instrumentos. As informações mostradas ali são esparsas, com apenas velocímetro, nível de carga e autonomia.

2021-volkswagen-id.4-exterior-taillights
(Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

O restante fica concentrado na tela maior, de 10 polegadas, do sistema de entretenimento. Ela comanda ar-condicionado, navegador e sistema de som, e pode ter ainda 12 polegadas opcionalmente. O sistema pode ainda receber comandos por gestos e há botões físicos redundantes para alguns comandos simples do ar-condicionado.

Como a alavanca de câmbio fica montada atrás do volante, há um enorme vão para objetos entre os bancos da frente, onde ficaria o console central. Há entradas USB-C, porta-copos e carregador por indução para os ocupantes dali.

2021-volkswagen-id.4-exterior-headlight
(Divulgação/Volkswagen)

O espaço para bagagens também chama atenção no VW ID.4. Atrás da segunda fileira há um porta-malas com 850 litros, que pode chegar a 1.800 com os bancos traseiros rebatidos.

Continua após a publicidade

A lista de itens de segurança é longa, com monitores de ponto cego, frenagem automática, detecção de pedestres e controle de cruzeiro adaptativo. Há ainda reconhecimento de placas de trânsito e assistentes de estacionamento.

2021-volkswagen-id.4-interior-steering-wheel
(Divulgação/Volkswagen)

Nos Estados Unidos, o ID.4 partirá de US$ 39.995, cerca de R$ 224.000 em conversão direta. O pacote básico traz rodas de 19 polegadas, bancos de tecido e interior com detalhes preto brilhante.

Inicialmente, há apenas dois pacotes de opcionais. O Statement, de US$ 4.500, que inclui emblemas iluminados, multimídia maior e faróis adaptativos, e o Gradient, de US$ 1.500, com rodas de 20 polegadas, teto preto e detalhes externos prata, como no carro das fotos.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas

Quatro Rodas 737 60 anos
Quatro Rodas 737 60 anos ()
Clique e Assine
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.