Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volkswagen ID.3 ganha facelift e agora está mais esportivo e ecológico

Compacto elétrico reestilizado começa a chegar no quarto trimestre na Europa. No Brasil ainda não há previsão de lançamento nem do modelo anterior

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 mar 2023, 18h00 - Publicado em 1 mar 2023, 17h59

Nós já andamos aqui no Brasil no Volkswagen ID.3, mas o compacto elétrico ainda não foi lançado oficialmente no país. Enquanto isso, o modelo já recebeu a primeira reestilização na Europa. E isso era esperado, afinal de contas, ele foi lançado há quatro anos e é comum que as marcas façam um facelift antes de uma nova geração, que ainda não está prevista. 

O VW ID.3 adota um novo para-choque dianteiro com nova entrada de ar. Nas extremidades da peça há duas novas entradas pronunciadas, que melhoram o fluxo de ar ao redor das rodas dianteiras; elementos que remetem a modelos mais esportivos e, não por acaso, a intenção da VW é exatamente trazer esse “quê” de esportividade para o compacto urbano. 

VW ID3 2024
(Divulgação/Volkswagen)

Outra mudança é o novo capô que tem as seções laterais rebaixadas para criar a impressão de que o modelo está mais longo e portanto maior.

Continua após a publicidade

Na parte traseira, o ID.3 está praticamente igual, exceto pelas lanternas com uma mudança sutil no desenho. Agora as luzes de pisca são dinâmicas e as de freio criam a forma de um X.

VW ID3 2024
(Divulgação/Volkswagen)

Na linha 2024 estará disponível uma nova cor, a Dark Olivine Green (que você confere nas fotos). Segundo a marca, a “pintura metálica iridescente tem um efeito quente de pérola dourada e suporta os contornos modernos e limpos do design exterior”. Nessa cor o teto é sempre em preto e o acabamento em prata.

Continua após a publicidade
VW ID3 2024
(Divulgação/Volkswagen)

As dimensões são as mesmas, a não ser pela altura. O novo modelo é 0,6 cm mais baixo que o seu antecessor.

Cabine mais elegante 

Os materiais empregados no interior são de maior qualidade e houve uma preocupação da VW em aplicar plásticos com acabamentos macios nos apoios de braço e na parte inferior do painel. 

VW ID3 2024
(Divulgação/Volkswagen)

Os compradores também encontrarão estofamento de microfibra Artvelours Eco nos assentos e painéis das portas. É um material de aparência elegante e a Volkswagen diz que “o tecido é 71% reciclado, matéria-prima secundária obtida pela reciclagem de resíduos de plástico que já foram descartados pelo menos uma vez”.

VW ID3 2024
(Divulgação/Volkswagen)

Há também novas saídas de ar-condicionado centrais com o emblema “ID.3”. O quadro de instrumentos flutuante continua com 5,3 polegadas e a tela da central multimídia, voltada para o condutor, com 12 polegadas.

VW ID3 2024
(Divulgação/Volkswagen)

O sistema de conectividade pode ser acompanhado de um head-up display (HUD) de realidade aumentada que projeta as informações de navegação e velocidade a cerca de 10 metros à frente do veículo. 

VW ID3 2024
(Divulgação/Volkswagen)

Outros destaques incluem sistema de iluminação ambiente com dez cores e capacidade para bagagem de até 1.267 litros (com os bancos traseiros rebatidos). O modelo também pode ser equipado com uma variedade de sistemas de assistência ao motorista, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, sistema de automação rodoviário com mudanças automáticas de faixa e Park Assist Plus, com uma função de memória que pode “reproduzir manobras individuais pré-aprendidas”. 

Compartilhe essa matéria via:

O ID.3 também possui a tecnologia V2X, que permite que o modelo se comunique com veículos e infraestrutura compatíveis em um raio de até 800 metros. Se ocorrerem acidentes ou perigos, um aviso pode ser enviado para alertar outros motoristas.

VW ID3 2024
(Divulgação/Volkswagen)

A energia é fornecida por uma bateria de íons de lítio de 58 kWh ou 77 kWh. O primeiro dá ao ID.3 Pro um alcance WLTP de até 426 km, enquanto o último permite que o ID.3 Pro S viaje até 546 km com uma única carga.

O motor elétrico montado no eixo traseiro rende até 201 cv e 31,61 kgfm de torque. Isso permite que o ID.3 Pro acelere de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, enquanto o ID.3 Pro S faz em 7,9 segundos, segundo a Volkswagen. 

Continua após a publicidade

Chega ainda este ano

As entregas do novo ID.3 estão programadas para começar no quarto trimestre. A Volkswagen começará a construir o modelo em Wolfsburg, Alemanha, para logo dar conta de atender a demanda.

VW ID3 2024
(Divulgação/Volkswagen)

A marca já confirmou que está desenvolvendo uma bateria com menor capacidade para o ID.3 e isso indica que um modelo de entrada, mais acessível, pode estar a caminho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.