Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Elétrico ID.3 pode levar Volkswagen a pagar multa milionária por emissões

Atraso na chegada do ID.3 às ruas pode comprometer planos de reduzir emissões de carbono neste ano

Por Gabriel Aguiar 5 nov 2020, 10h55
Volkswagen ID.3 é o primeiro carro da família de elétricos da Volkswagen e tem plataforma MEB Divulgação/Volkswagen

O Volkswagen ID.3 (ou o atraso para a chegada dele) poderá custar milhões em multas ao grupo alemão. Mas não por reclamações dos consumidores: o elétrico seria a salvação da empresa para baixar os níveis de emissões de poluentes neste ano.

“Neste momento, não podemos confirmar exatamente se cumpriremos as exigências”, diz Christian Dahlheim, chefe de vendas do conglomerado. Por sua vez, Frank Witter, chefe financeiro do grupo, afirma ter reservado 200 milhões “por segurança”.

O problema é que o hatch ecologicamente correto ainda não está disponível para os mais de 40.000 clientes que já fizeram uma reserva por conta de defeitos no software e tiveram que ser reparados – algumas das funções seguirão desativadas até 2021.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

Para contornar a situação, o grupo Volkswagen até tentou firmar um acordo com a anglo-chinesa MG para assumir os créditos de carbono na União Europeia. Mas, com as baixas vendas desses modelos, a média de emissões baixou somente 0,3 g/km.

SUV ID.4 está cotado para chegar futuramente ao mercado brasileiro Divulgação/Volkswagen

“Certamente seria incrível já estar em conformidade neste ano, mas estamos planejando a próxima década (de eletrificação e redução de poluentes). Se houver uma pequena perda, não será bom, mas também não será o fim do mundo”, garante Witter.

  • Além do próprio ID.3, o fabricante promete colocar nas ruas em breve o SUV ID.4 – que também poderá desembarcar no nosso país – e a minivan ID.Buzz, sucessora futurista da Kombi. Segundo o grupo, a intenção é liderar o mercado de eletrificados.

    Interior do ID.Buzz será mais amplo e confortável que o da velha Kombi Divulgação/Volkswagen

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Continua após a publicidade
    Publicidade