Clique e assine por apenas 5,90/mês

Você acha que Porsche é uma “nave de cinema”? Acertou!

Exercício de design une Porsche e Star Wars. A nave Tri-Wing S-91x Pegasus Starfighter estrela o episódio A Ascensão Skywalker

Por Péricles Malheiros - Atualizado em 27 dez 2019, 17h19 - Publicado em 27 dez 2019, 17h12
Faróis da nave lembram o DRL de led do Taycan, com quatro pontos montados em blocos retangulares Divulgação/Porsche

A Porsche e a Lucasfilm se juntaram para criar uma nave interestelar com os melhores conceitos de design de ambas as marcas. Ao longo de dois meses, as equipes trabalharam em conjunto, em seus respectivos estúdios: em Weissach, na Alemanha, e em São Francisco, nos Estados Unidos.

A nave tem elementos de Porsche, mas a imaginação dos designers envolvidos voou alto Divulgação/Porsche

A nave – imaginária, obviamente – recebeu o nome de Tri-Wing S-91x Pegasus Starfighter e mede cerca de 1,5 metro de comprimento.

Michael Mauer, vice-presidente da Style Porsche, comenta: “O design básico da cabine, que se inclina no sentido da traseira, e uma topografia altamente diferenciada da linha horizontal do habitáculo até as turbinas, estabelecem paralelos visuais com o icônico design do 911 e do Taycan. O layout bastante compacto remete ao dinamismo e à agilidade, salientando os elementos de design da Porsche.”

Precisa ser muito fã de Star Wars ou da Porsche para decorar o nome da nave: Tri-Wing S-91x Pegasus Starfighter Divulgação/Porsche

Doug Chiang, vice-presidente e diretor executivo de criação da Lucasfilm, disse: “É emocionante dar à Star Wars uma infusão do estilo da Porsche para criar uma nova nave interestelar icônica, que pode existir tanto na Terra como no universo cinemático.”

Observada em detalhe, a nave apresenta itens reconhecíveis do estilo Porsche. É o caso dos faróis, com quatro pontos de leds horizontais dispostos em dois andares num bloco retangular, como no Taycan.

Continua após a publicidade
Posição baixa de pilotagem, segundo a Porsche, foi inspirada no 918 Spyder Divulgação/Porsche

A grade traseira com aletas e terceira luz de freio incorporada remete à atual geração do 911 e a característica barra luminosa da Porsche aparece em alguns pontos da nave estelar.

Na cabine, os instrumentos são voltados para o piloto, enquanto a posição baixa do banco é uma referência ao 918 Spyder. Claro que dentro do que a magia do cinema permite, a nave seguiu a filosofia Porsche, que descarta toda forma sem função.

 

Cockpit tem instrumentos voltados para o piloto, de modo a facilitar a consulta e o acesso Divulgação/Porsche

“Nosso projeto em colaboração com a Star Wars tem uma sintonia perfeita com o lançamento do Taycan. As equipes de design reuniram os diferentes mundos da Porsche e da Star Wars para criar um presente muito especial para os fãs das duas marcas”, afirma Kjell Gruner, Chefe de Marketing da Porsche.

Um vídeo sobre a parceria, chamada The Designer Alliance, mostra os bastidores do projeto que levou à criação da Tri-Wing S-91x Pegasus Starfighter.

Continua após a publicidade
Publicidade