Viseira fotossensível

Ela dá maior conforto visual em viagens sob sol

Viseira fotossensível Viseira fotossensível

Viseira fotossensível (/)

As lentes fotocromáticas (ou fotossensíveis) para óculos, que escurecem sob a luz solar, são mais que conhecidas. A novidade é a chegada da tecnologia às viseiras de capacetes motociclísticos na indústria nacional. O pioneiro é o Converse Transitions, da Mormaii, tradicional grife de surfe que abriu o leque para diversos outros equipamentos esportivos.

A viseira testada escurece rapidamente sob a luz solar e volta a tornar-se cristalina à noite e também em ambientes fechados. É que os cristais de prata (haletos de prata, a combinação de um halogênio, como fluor, iodo, bromo ou cloro, com o metal nobre) que impregnam a viseira reagem aos raios ultravioletas (UV), presentes apenas na luz solar – e não nos faróis dos outros carros ou na iluminação noturna de estradas e ruas. Ou seja: luz artificial não aciona a reação de escurecimento. Assim, a viseira não protege contra o encandeamento noturno por faróis em sentido contrário. A reação é semelhante à que ocorre nas películas fotográficas impregnadas de nitrato de prata – os filmes para foto ou radiografias.

O capacete Converse é todo de boa qualidade, de termoplástico emborrachado e bem acabado. Custa 699 reais com as lentes Transitions – e 110 reais a menos sem elas. O aumento do contraste em muitas situações, a redução da fadiga visual e o aumento do conforto são itens importantes e podem compensar o investimento.

A viseira que escurece é um excelente recurso para quem tem sensibilidade à luz (fotofobia) e aos raios UV, considerados danosos à saúde visual quando em exposição intensa, já que usar óculos sob o capacete é sempre uma manobra complicada. Quem usa óculos de grau sabe a chateação de encaixá-los no lugar certo ao usar capacetes fechados bem ajustados, como devem ser.

CUMPRE O QUE PROMETE? – SIM

A viseira torna-se bastante mais escura sob a luz solar e se mantém clara durante a noite. Pilotar horas na estrada sob sol forte pode ser muito desconfortável, além de trazer eventuais riscos à vista, efeitos que o equipamento ameniza. Onde encontrar: http://www.mormaii.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s