Janeiro de 2022 não foi um mês bom para o mercado automotivo nacional. Além da crise de componentes que dificultava a produção de novos veículos, a variante Ômicron da COVID-19 estava chegando ao Brasil e causava preocupação para a população e para o setor industrial. Em 2023, porém, as coisas começaram diferentes.
Mesmo que o número de emplacamentos de janeiro de 2023 tenha recuado 26% em relação a dezembro, algo considerado comum, ele foi maior do que em janeiro de 2022. Ao todo, foram 268.381 novos veículos que chegaram às ruas, 16,3% a mais do que no mesmo período no ano passado, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
“A queda, em relação a dezembro de 2022, é sazonal no nosso setor, já que, nesta época, despesas como IPVA, material escolar e IPTU acabam pesando na decisão de compra das famílias. Tanto que o resultado de 2023 não fica muito distante da média registrada nos meses de janeiro dos cinco anos anteriores”, explica Andreta Jr, presidente da Fenabrave.
Entre os automóveis e comerciais leves, o resultado do primeiro mês do ano também foi positivo. No total, foram 130.460 emplacamentos, quase 15.000 a mais do que no ano passado. Segundo a projeção da Federação para o ano atual, a tendência é que as vendas desse ano sejam praticamente iguais às de 2022 e começar o ano com um aumento de quase 12% é um sinal positivo, segundo Andreta Jr.
Os veículos eletrificados também tiveram um resultado para lá de satisfatório. Janeiro registrou uma série histórica, com alta de 76% em relação ao mesmo mês de 2022. Segundo o presidente da Fenabrave, um dos principais fatores para esse aumento, além é claro da melhora da situação do país, é o aumento da oferta de modelos híbridos e elétricos no Brasil.
Mesmo que o começo de ano seja positivo para a maioria, há alguns que estejam com saudade de 2022. Diferente de como foi no ano passado, a Fiat Strada, o carro mais vendido de 2022, começa o ano sendo destronada pelo Chevrolet Onix.
A recuperação do hatch, que sofreu muito com a falta de componentes, começou a ser vista nos últimos meses de 2022 e, em janeiro, ele fechou o mês com 7.162 unidades emplacadas, apenas 162 a mais que a Strada. Logo atrás, com 6.164 emplacamento veio o Onix Plus, desbancando o Hyundai HB20, segundo modelo mais vendido de 2022, mas que começou 2023 na sexta colocação, atrás do Chevrolet Tracker, em quarto, e do Hyundai Creta, em quinto.
Na sequência, o Volkswagen T-Cross aparece em sétimo com 4.454 e é o único VW no top 10. Logo atrás vem uma dobradinha da Fiat, com o Argo (4.282) e o Mobi (4.208). O hatch abriu 2023 praticamente no mesmo patamar que fechou o ano anterior e muito longe dos seus tempos de glória, como foi em 2021. Enquanto o compacto teve uma queda significativa, já que havia fechado 2022 como o quinto veículo mais vendido. Quem fecha o top 10 é o Jeep Compass com 4.139 emplacamentos, outro que está longe de ter a mesma relevância de dois anos atrás.
Entre as picapes, nada de surpresa. Abaixo da sempre líder Strada, a dupla Toyota Hilux (3.435) e Fiat Toro (3.281) mantiveram suas posições, algo que se repete desde novembro.
Carros mais vendidos em janeiro de 2023
Posição | Modelo | Unidades |
1º | Chevrolet Onix | 7.162 |
2º | Fiat Strada | 7.000 |
3º | Chevrolet Onix Plus | 6.164 |
4º | Chevrolet Tracker | 5.296 |
5º | Hyundai Creta | 4.969 |
6º | Hyundai HB20 | 4.840 |
7º | Volkswagen T-Cross | 4.454 |
8º | Fiat Argo | 4.282 |
9º | Fiat Mobi | 4.208 |
10º | Jeep Compass | 4.139 |
11º | Toyota Hilux | 3.435 |
12º | Volkswagen Gol | 3.387 |
13º | Renault Kwid | 3.307 |
14º | Fiat Toro | 3.281 |
15º | Volkswagen Nivus | 3.100 |
16º | Jeep Renegade | 3.049 |
17º | Fiat Pulse | 3.015 |
18º | Nissan Kicks | 2.984 |
19º | Volkswagen Saveiro | 2.714 |
20º | Fiat Fastback | 2.707 |
21º | Toyota Corolla Cross | 2.604 |
22º | Fiat Cronos | 2.481 |
23º | Toyota Corolla | 2.238 |
24º | Volkswagen Polo | 2.115 |
25º | Toyota Yaris Hatchback | 2.072 |
26º | Chevrolet S10 | 2.039 |
27º | Volkswagen Voyage | 2.004 |
28º | Hyundai HB20 S | 1.684 |
29º | Renault Duster | 1.495 |
30º | Citroen C3 | 1.488 |